A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que construirá 40 sedes de centros de saúdes distribuídos pela capital mineira. Os bairros que ganharão novas estruturas foram selecionados a partir de um diagnóstico que apontou quais centros necessitavam mais de reparos. Ao todo, BH conta com 152 unidades e cinco anexos.
De acordo com a administração municipal, algumas obras serão feitas no mesmo local em que funciona o centro de saúde e outras em locais próximos. A definição irá depender da disponibilidade de terrenos.
A previsão é de que todas as novas unidades abriguem uma recepção, áreas administrativas, de zoonose, farmácia, salas de coleta, vacina, observação, higienização e curativos, e consultórios de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Saúde Mental. Além disso, segundo a prefeitura, todas as construções terão áreas 100% acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Questionada pelo Estado de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as obras, de parceria Público Privada, começarão na segunda-feira. A previsão é de que as novas sedes sejam entregues em 2020, podendo se estender até 2021.
Veja quais bairros serão contemplados:
Veja quais bairros serão contemplados:
Cabana
Piratininga
Conjunto Paulo VI – II
Mantiqueira
Vitória II
Lajedo
Santa Mônica
São Jorge II
Serra Verde
Coqueiros
Copacabana
Itaipu
Boa Vista
Pedreira Prado Lopes
Jardim Felicidade II
Vila Pinho
Barreiro
Aarão Reis
Urucuia
Mariano de Abreu
Serrano
Túnel de Ibirité
Visconde do Rio Branco
Floramar
São Bernardo
MG-20
Jardim Leblon
Jardim Comerciários
Etelvina Carneiro
Tupi
Cícero Idelfonso
Jardim Alvorada
Confisco
Zilah Spósito
São Paulo
João Pinheiro
João XXIII
Carlos Prates
Santa Maria
Havaí
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck