Encurta distâncias, alivia o trânsito e ainda promove diversão. Meio de transporte que está quebrando a rotina da capital mineira, as patinetes elétricas vieram para ficar. Eles chegaram a BH em janeiro deste ano, trazidos pela Yellow. Agora, dois meses depois, serviço semelhante passou a ser disponibilizado na capital por meio da Grin. A nova modalidade já ganhou adeptos, que aprovaram a novidade.
Leia Mais
Usuários defendem conscientização para coibir vandalismo contra bikes e patinetesServiço de aluguel de patinetes elétricas estreia em Belo HorizonteApós explosão de inscrições e alerta, '1º GP de Patinetes em BH' é canceladoVale-tudo de patinete: evento sai do controle e preocupa autoridades em BH'1° GP de Patinetes em BH': entenda como a brincadeira viralizou e mobiliza autoridadesAlém de smartphones, patinetes e robôs aspiradores: Xiaomi anuncia loja física no BrasilSaiba quais sãos os impactos da regulamentação dos patinetes elétricos Por que patinetes elétricas se tornaram problema de saúde pública em BHSistema de bikes compartilhadas será desativado na área central a partir de amanhã“As patinetes elétricas da Grin atendem a todos os requisitos previstos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como buzina, farol noturno, luz indicadora de freio, indicador de velocidade e bateria, freio motor e mecânico. A velocidade máxima permitida é de 20 quilômetros por hora (km/h) nas ciclovias e de 6km/h nas calçadas.
A patinete é uma solução de transporte para curtas distâncias, ideal para fazer a conexão entre a rede de transporte pública e o destino final do usuário, seja indo para o trabalho, seja a volta para casa. “Com a patinete você foge do trânsito, contribui para a redução da poluição e chega mais animado ao seu destino, porque se divertiu, sentiu o vento no rosto e teve uma conexão mais agregadora com a cidade do que fechado em um carro”, disse Marcel Bely, gerente de relações-públicas da Yellow – empresa que começou a operar em janeiro com patinetes elétricas e bikes na capital mineira.
SEM ESTRESSE O bancário Gabriel Pedrosa, de 22 anos, usava a patinete pela terceira vez e falou das vantagens. “Economiza tempo, te poupa do trânsito e ainda desestressa.
Também há quem utilize a patinete somente para se divertir.
As patinetes circulam apenas dentro da Avenida do Contorno, passando pelo Centro e pelos bairros Santa Efigênia (Leste de BH), Savassi, Funcionários e Lourdes (Região Centro-Sul). Mas a intenção é ampliar a área, para atender cada vez mais pessoas. (Com informações de Junia Oliveira).