Três cidades de Minas Gerais terão simulados na tarde deste domingo para treinar a população de cerca de 11 mil pessoas sobre o que fazer em caso de rompimento de barragens da mineração. Os exercícios estão marcados para às 15h nos três municípios: Nova Lima e Raposos, na Grande BH, e Itabirito, na Região Central. No caso de Nova Lima o simulado será feito em Honório Bicalho.
Leia Mais
Macacos: como novo disparo de sirene virou golpe de misericórdia no turismoBarragens da Vale alvo de autuações estão fora do radar das autoridades; veja quaisPor que alarmes constantes podem agravar risco de morte em ruptura de barragens?O capitão Herbert Aquino, da Defesa Civil estadual, explicou que todas as famílias foram removidas da chamadas zonas de autossalvamento quando o nível de risco foi elevado de 1 para 2. Mas com a ativação do nível 3, o risco de ruptura é iminente, o que exige o treinamento das pessoas que ocupam as chamadas zonas secundárias para a saída antes da chegada de uma possível onda de lama.
Em caso de rompimento desses reservatórios, a lama demoraria 1h03 para chegar à região de Honório Bicalho, 1h36 para chegar em Itabirito e 1h46 para atingir Raposos. "Apesar dessas informações não há motivo para pânico, pois os tempos são suficientes para que possamos fazer uma evacuação com segurança e organização", diz o militar.