Moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais, participaram de uma simulação de evacuação em caso de rompimento de barragem nesta quarta-feira. O coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, classificou as operações como “sucesso absoluto”. Eram esperados pela Defesa Civil a participação de 2.444 pessoas no simulado. Entretanto, foi contabilizada a presença de 2.674 pessoas. Ou seja, superou a expectativa e a adesão foi de 109%.
Leia Mais
Mapa revela cidades que abrigam barragens sem estabilidade atestada em MinasSem dinheiro, cupom da Vale vira moeda de troca em Macacos Mão da estátua de Carlos Drummond de Andrade estava no prédio da PBHMoradores participam de simulado de rompimento de barragem em Betim Capítulo repetido: MP pede que Vale realize simulados de evacuação em represa de MarianaSuspeito de alterar placa de rota de fuga é detido em São Gonçalo do Rio AbaixoO tempo gasto para que todas as pessoas saíssem da mancha de inundação foi de 46 minutos. "A primeira pessoa a chegar em um dos 13 pontos de encontro existentes na cidade, o fez em 2 minutos. E a última delas chegou em 46 minutos. Com isso, teríamos mais de 7h de sobra para fazermos a evacuação completa", contou.
Em fevereiro, a Justiça ordenou que a Vale parasse de despejar rejeitos e deixasse de praticar qualquer atividade que ameaçasse as estruturas de oito barragens de Minas. A ordem incluía a desativação da barragem Laranjeiras, da Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, considerada a maior de Minas Gerais e um dos maiores complexos minerários do mundo. A mina teve suas atividades suspensas.
Foram necessários 36 atendimentos médicos aos moradores, contudo nenhum deles necessitou de um encaminhamento para o hospital. O efetivo empregado na operação foi de 452 pessoas. 70 veículos foram usados, além de 10 ambulâncias e duas aeronaves.
Números do simulado em São Gonçalo do Rio Abaixo (03/04/2019)
Número de participantes: 2.674 pessoas
População que pode ser afetada: 2.444 pessoas
Percentual de adesão: 109%
Tempo gasto para que todas as pessoas saíssem da mancha de inundação: 46 minutos
Tempo mínimo: 02 minutos
Veja o mapa da mancha de inundação em caso de rompimento de barragem em São Gonçalo do Rio Abaixo