Jornal Estado de Minas

BHTrans investe em nova sinalização para sensibilizar motoristas



Motoristas que circulam pelos bairros Buritis, Funcionários e Bandeirantes, respectivamente nas regiões Oeste, Centro-Sul e Pampulha de Belo Horizonte, devem ter percebido mudanças recentes na sinalização de trânsito desses locais desenvolvidas para forçar os condutores a ter mais atenção ao volante.

Novas pinturas em rotatórias e uma nova modalidade de placa fora do padrão tradicional são uma intenção da BHTrans em tirar as pessoas do automático para respeitarem as normas e pensarem mais em gentileza no trânsito.

No primeiro caso, a empresa que cuida do tráfego na cidade está pintando rotatórias de BH com a rosa dos ventos, figura que mostra onde estão os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste. Três rotatórias já estão pintadas e outras oito serão viabilizadas.

Em outra vertente, a BHTrans também instalou uma placa pedindo gentileza aos condutores para permitir que motoristas consigam mudar de faixa sem transtornos. O aviso que já está instalado no Buritis será replicado com o mesmo intuito mais 12 vezes na Avenida Cristiano Machado, para tentar melhorar a relação entre motos e carros.

Para o diretor de Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, as duas novidades fazem parte do que o gestor chama de “cutucada” que a companhia está dando nos motoristas. No caso das rotatórias, a pintura da rosa dos ventos tem o objetivo de aumentar o alerta quando as pessoas se aproximarem desse tipo de sinalização, principalmente porque muitas vezes não lembram de agir da forma correta.
“Queremos destacar a visibilidade para o motorista lembrar de fazer o bom uso da rotatória. É preciso ter atenção e observar a regra: a preferência é de quem se aproxima pela esquerda. Junto a isso tem o viés educativo e cultural”, afirma o diretor.

Para os mais curiosos, a rosa dos ventos aponta a direção dos pontos cardeais norte, sul, leste e oeste. “Eu achei interessante, principalmente para as pessoas se lembrarem de que tem alguma coisa na rotatória e não passarem por cima, pois já vi isso acontecer”, diz o engenheiro Robson Almeida, 45 anos. “Eu acho que falta investimento é em agentes na rua controlando o trânsito”, avalia o aposentado Roberto de Souza, de 65.

A pintura da rosa dos ventos já foi feita em três rotatórias da cidade: na esquina das ruas Gonçalves Dias e Maranhão, no Funcionários (Centro-Sul), no cruzamento da Avenida Cremona com a Rua Palermo, no Bandeirantes (Pampulha) e no encontro das ruas Harley e Kepler, no Santa Lúcia (Centro-Sul).
Outras oito serão implantadas. 

MAIS GENTILEZA


Com a intenção de chamar a atenção das pessoas para condutas mais amigáveis no trânsito, a BHTrans também está apelando para a gentileza no tráfego, a partir da instalação de um novo modelo de sinalização na cidade. No Bairro Buritis, uma nova placa lembra os condutores de darem lugar para aqueles que quiserem mudar de faixa, em um trecho bem complicado para esse movimento na esquina da Rua José Rodrigues Pereira com a Avenida Professor Mário Werneck. “A função principal é fazer o motorista ver a novidade para lembrar que tem que cumprir”, afirma o diretor da BHTrans, José Carlos Ladeira. Segundo o diretor, 12 placas com o mesmo estilo serão colocadas na Avenida Cristiano Machado para tentar melhorar a relação entre motociclistas e motoristas, alertando para situações como ligar a seta na hora de mudar de pista..