Moradores de Minas Gerais devem ficar atentos e se preparar para a chuva no fim de semana. A previsão é de chuva em quase todas as regiões no sábado e no domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Precipitações já atingiram Belo Horizonte nesta sexta-feira. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para pancadas de chuva na cidade. A instabilidade deve continuar nos próximos dias.
A instabilidade está sendo provocada devido a umidade e o calor. “Estamos com intensificação de áreas de instabilidade que são ocasionadas pelo calor, a disponibilidade de umidade na atmosfera. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste do Brasil”, afirmou o meteorologista Claudemir de Azevedo.
Nesta sexta-feira, Belo Horizonte teve chuva em algumas regiões. A Pampulha teve 14,4 milímetros (mm) de precipitação, segundo a Defesa Civil. Em seguida, vem a Oeste, com 5,6 mm, Noroeste, 5,2 mm, e Centro-Sul, 3,6 mm.
Segundo o Inmet, pancadas de chuva devem atingir a cidade no fim de semana. “Estamos com previsão de chuva em praticamente todo o estado. Moradores do Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste e Triângulo Mineiro, devem ficar atentos, pois há previsão de chuva de moderada a forte. Em BH, pancadas de chuva devem atingir a cidade durante a tarde”, comentou Azevedo.
Frio
O frio já começou a dar as caras por Minas Gerais. Nessa quinta-feira, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, teve a temperatura mais baixo do ano. Os termômetros marcaram 8,8ºC. Nesta sexta-feira, a mínima teve aumento, e chegou a 13ºC. “A frente fria deve chegar no litoral paulista neste sábado, e consequentemente vai influenciar aqui em Minas também”, comentou Azevedo.
De acordo com meteorologista, a temperatura terá um pequeno declínio em Belo Horizonte. Os termômetros devem marcar, no fim de semana, a mínima de 18ºC e a máxima de 30ºC.