As bicicletas laranjas, modelo compartilhado, já não eram vistas com frequência pelas ruas de Belo Horizonte. Agora, serão ainda mais raras. Dos 40 pontos que recebiam as bikes, apenas os que ficam na Pampulha, no total de seis, vão permanecer. Os outros, localizadas na Região Central da capital mineira, serão fechados hoje. O motivo foi a falta de empresa interessada na prestação de serviço.
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Sistema de bikes compartilhadas será desativado na área central a partir de amanhãUsuários defendem conscientização para coibir vandalismo contra bikes e patinetesBH deve ganhar mais bicicletas compartilhadas e integradas com ônibus e metrôCâmara de BH aprova em 2º turno projeto de lei para uso de patinetes compartilhadosGuarda Municipal prende homem por andar em bicicleta compartilhada roubadaCiclistas incentivam ida de bike ao trabalhoBombeiros resgatam ciclista que se acidentou em trilha na Grande BHPolícia prende quadrilha que assaltava residências em BH; líder atirou em porteiro na Raja GabagliaPet shop deverá pagar R$ 5 mil a responsável por cão que teve barriga cortada na tosaO sistema Bike BH era operado pela empresa Serttel desde abril de 2013. O contrato tinha duração de 60 meses e se encerra hoje. Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um chamamento público para o credenciamento de empresas para implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas. “Resolvemos fazer de uma forma diferente. Em vez de uma licitação para concorrência pública, resolvemos usar um chamamento público para que mais empresas venham para a cidade.
NOVO SISTEMA A empresa vencedora foi a própria Serttel, que vai operar apenas na orla da Lagoa da Pampulha. A empresa assinou o novo contrato com a BHTrans em 4 de abril e tem 90 dias para colocar o novo sistema em operação. As seis estações que já existiam na região serão mantidas, mas ganharão um novo visual. Além disso, serão criados outros oito pontos. Com a diminuição das estações na cidade de 40 para 14, serão 200 bicicletas a menos. “É um momento de transição, no qual a cidade está se preparando para qualificar e receber um novo sistema. Na Região da Pampulha é rentável, o próprio uso das bikes paga a operação.
As estações desativadas continuarão instaladas nas ruas e poderão ser usadas pelos ciclistas para deixar suas bicicletas.
Uma das apostas da BHTrans para a utilização das bicicletas é o compartilhamento, mas com modelo diferente, como já é feito pela Yellow desde de janeiro na capital mineira. A empresa dispensa um ponto fixo. “Um chamamento público foi feito para as bicicletas sem estação. Os documentos das empresas interessadas podem ser entregues até 21 de maio”, disse Marco Antônio Silveira.
REAÇÕES A estudante Thamires Brant, de 20 anos, depende das bicicletas para se locomover do trabalho para a faculdade. “Gosto muito de andar de bike. Não pego trânsito nem ônibus lotado. Diminui muito meu tempo de locomoção e ainda acho prazeroso. Sinto-me bem prejudicada pelo fim das bicicletas do Itaú. Gosto de ter um ponto físico. Um deles é bem perto do meu trabalho e facilita bastante”, disse.
A BHTrans afirmou que a empresa faça um comunicado aos usuários que possuam passes ativos, informando-os sobre procedimento de ressarcimento. A usuária Thamires conta que não foi comunicada e que ainda há créditos para serem gastos. “Não recebi nenhum tipo de notificação. Ir até a Pampulha não vale para mim. Uso como meio de transporte e não lazer”, acrescentou. Apesar de ter bicicleta própria, o empresário Roberto Scheinkan, de 29, também acredita que será uma grande perda para cidade. “Quanto mais possibilidades a gente tiver para se locomover, melhor.”
Por meio de nota, a Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) criticou a diminuição das bikes compartilhadas. “É muito ruim a gente ter dado um passo tão grande em relação à mobilidade há alguns anos na Região Central e agora dar esse passo atrás.
Por outro lado, a BH em Ciclo comemora a permanência e ampliação dos pontos de compartilhamento de bicicletas na Pampulha. “Essa região vai receber uma infraestrutura de ciclovia em breve, a renovação na orla da Lagoa vai favorecer aquele local principalmente para prática de esportes, como já é feito pelos usuários”..