A dengue avança por Belo Horizonte. Casos da doença se espalham rapidamente por todas as nove regionais da cidade, que passa por uma epidemia. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que já são mais de 13,7 mil notificações neste ano, uma média de 135 por dia. Devido a situação, medidas de reforços para atender a população estão sendo feitas pela prefeitura. Neste sábado, postos de saúde serão abertos em três regiões.
Leia Mais
Confira como BH, Betim e Contagem tentam enfrentar epidemia de dengue e superlotaçãoEm epidemia, Contagem adota plano emergencial para conter a denguePostos de saúde de BH abrirão no fim de semana para atender demanda da dengue e gripeMinas tem 128 cidades assombradas por epidemia de dengue: veja a listaDengue já matou 14 pessoas em Minas neste ano; casos prováveis já são 121,6 milKalil pede à população para 'tomar conta do vizinho' para combater a dengue em BHPostos de saúde ficam abertos para atender casos de suspeita de dengueEpidemia de dengue já atinge mais da metade das cidades da RMBHOs dados mostram um grande aumento de casos desde o início deste ano. Em janeiro, foram 336 confirmações. Em fevereiro, são 973 notificações. Já em março, foram 1886. Até 11 de abril, foram 22 pacientes que contraíram a doença.
A situação mais crítica é na Região do Barreiro. Segundo a SMSA, são 2.257 casos prováveis registrados, sendo 698 confirmados e outros 1.559 ainda em investigação. Seguida da Regional Nordeste, com 1.988, sendo 441 confirmações e 1.547 em apuração. Depois vem a Oeste, com 1.829 registro, sendo 382 confirmados, e 1.447 em investigação.
Centros abertos
Para aliviar a superlotação nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belo Horizonte, a prefeitura vai abrir três centros de saúde em diferentes regiões da cidade. Os Centros de Saúde Alcides Lins (Nordeste), Santa Terezinha (Pampulha) e Tirol (Barreiro) irão abrir das 9h às 18h, para atendimento exclusivamente para pacientes com sintomas de dengue. Não serão aplicadas vacinas neste dia.
“O objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde, em áreas de maior incidência da doença. As unidades vão contar com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmácia.
Veja os endereços
Alcides Lins – Nordeste
Rua Panema, 275 – Concórdia
Centro de Saúde Santa Terezinha – Pampulha
Rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha
Centro de Saúde Tirol – Barreiro
Avenida Nélio Cerqueira, 15 – Tirol