A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) vai liberar totalmente o tráfego entre os Kms 37 e 40 da BR-356, em Itabirito (Região Central), a partir das 20h desta quarta-feira (17). Este trecho da rodovia estava funcionando a partir de uma operação para e siga desde 21 fevereiro devido às condições da Barragem Vargem Grande, da Vale, em Nova Lima (Grande BH).
Leia Mais
Esquema de 'siga e pare' na BR-356 é discutido em audiência na ALMGBloqueio na BR-356 por risco em barragem impõe restrição a 25 mil veículos por diaVale reduz nível de emergência em barragem de Nova Lima; retorno às casas será avaliadoApós 3 meses de bloqueio por risco de barragem, BR é liberada na véspera de feriadoEsvaziada pela crise das barragens, Macacos tenta recuperar turismo na semana santaVeja tudo o que foi feito para liberar o roteiro turístico em áreas de barragens
Com isso, o tráfego de veículos será liberado em ambos os sentidos simultaneamente. O local contará com uma estrutura de intervenção que funcionará 24 horas por dia. Em caso de qualquer alteração nas condições da barragem, uma equipe treinada vai adotar as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que valida a operação assistida foi assinada pelos órgãos envolvidos nesta terça. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já homologou o TAC.
A Barragem Vargem Grande está no nível 2 (anomalias não controladas) da escala de risco desde 20 fevereiro, quando a Vale acionou o Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) da represa. Naquela data, a mineradora evacuou 38 famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS), que estavam 10 quilômetros a jusante da estrutura.
Em caso de rompimento da barragem, de acordo com os mapas da Vale, a mancha de rejeitos cairia ao lado da BR-356, na Lagoa das Codornas e seguiria encaixada por esse vale na direção dos condomínios de Nova Lima.