As medidas para tentar desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belo Horizonte, que estão com 40% a mais de demanda devido a epidemia de dengue e aumento de casos de síndromes respiratórias, serão ampliadas. No próximo sábado, quatro unidades básicas de saúde serão abertas, exclusivamente, para os moradores com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além das regiões Nordeste, Pampulha e Barreiro, que já tiveram a abertura dos postos no último fim de semana, Venda Nova também participará das ações. O funcionamento será de 8h até 17h.
Os moradores com sintomas da dengue e de gripe vão poder procurar os postos nas quatro regionais. Desta vez, a unidade que vai receber os atendimentos na Região Nordeste será o Centro de Saúde São Paulo, localizado na Rua Angola, 357, no Bairro São Paulo. No última fim de semana, o Centro de Saúde Alcides Lins, que fica na Rua Panema, 275, no Bairro Concórdia, que recebeu a população. Porém, ele não ficará aberto no próximo sábado.
Leia Mais
Casos de dengue em 2019 já superam epidemia de 2010Dengue já matou 14 pessoas em Minas neste ano; casos prováveis já são 121,6 milKalil pede à população para 'tomar conta do vizinho' para combater a dengue em BHPostos de saúde ficam abertos para atender casos de suspeita de dengueEpidemia de dengue já atinge mais da metade das cidades da RMBHEpidemia de dengue já atinge 25,7% de Minas; veja a lista de cidadesÁgua parada e mosquitos motivam ação contra dengue no Mineirinho antes de final do vôleiMais doentes e menos médicos: o avanço da dengue e as baixas nas equipes de saúdeEste local deveria minimizar as cheias em BH, mas virou ponto de 'descarte de tudo'Em menos de uma semana, BH tem quase mil novos casos de dengueDe acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a definição das unidades foi feita a partir do número de casos nas regiões em que há maior incidência de dengue. “Em casos de sintomas da doença, a orientação é que a população procure um centro de saúde. Essas unidades estão preparadas e contam com equipe capacitada para prestar o atendimento”, afirmou a pasta por meio de nota.
Belo Horizonte vive uma epidemia de dengue.
Além da dengue, o aumento das síndromes respiratórias também aumentou os atendimentos nas UPAs da capital mineira. Nessa terça-feira, a cidade registrou uma morte de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada por H1N1. O paciente é um homem de 62 anos, que perdeu a vida em 17 de março.
Feriado
As unidades de urgência do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB), as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da capital mineira, Central de Internações, SAMU (192), e os Laboratório das UPAS, funcionam normalmente nesta quinta e sexta-feira. As Unidades Básicas de Saúde (Centros de Saúde) não vão funcionar na sexta-feira da Paixão. .