Jornal Estado de Minas

Moradores de Baependi e de Caxambu protestam contra aterro sanitário

Dezenas de pessoas se reuniram nesta tarde, na Praça da matriz, em Baependi, no Sul de Minas, para fazer uma manifestação contra a instalação de um aterro sanitário projetado para receber resíduos de até 25 municípios da região. O projeto prevê a implantação da planta de recebimento de lixo e descartes, no bairro rural do Avanço, em Baependi, divisa com Caxambu.



A mobilização reuniu moradores das duas localidades, grupos de ciclistas, jipeiros, trilheiros e turistas das duas cidades. O funcionamento do aterro será próximo a BR 354. Os ativistas alegam que a porosidade do solo e o fato de a profundidade do lençol freático não ter sido avaliada corretamente na época da seca. Em suas faixas e cartazes, pedem apio da prefeitura e da câmara.

No protesto, os manifestantes pedem apoio da prefeitura e dos vereadores (foto: Maria José Nicoliello)
Segundo Neo Lara, representante do coletivo Viva Baependy, a saída para o lixo está na construção de uma usina de compostagem, triagem e reciclagem do lixo gerado pela comunidade, na organização de uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos e na formação de um consórcio entre os dois municípios para tratamento e destino conjunto do esgoto. "Não queremos receber o lixo de mais de 25 cidades do Sul de Minas, como previsto no projeto", diz Lara.