Dois homens que capturavam pássaros silvestres no Parque da Serra do Curral foram detidos, na manhã desta quinta-feira (25), por agentes do Grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
Segundo o órgão, os agentes foram acionados por visitantes do parque, que relataram que dois homens entraram no local com gaiolas e materiais para capturar aves. De acordo com a Guarda Municipal, os oficiais realizaram um rastreamento e localizaram a dupla com gaiolas, alçapões, rede e um facão, que seriam usados para a captura de aves.
Um pássaro da espécie trinca-ferro (Saltator similis) havia sido capturado pelos suspeitos. Ainda conforme a Guarda Municipal, a ocorrência foi registrada no Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil.
Contudo, em contato com o Estado de Minas, a Polícia Civil, responsável pelo departamento, informou que não encontrou o registro da ocorrência.
O grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal foi criado em 2018 e desenvolve ações de preservação do meio ambiente em parques de Belo Horizonte.
*Estagiária sob supervisão da redação do Estado de Minas