A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recebe propostas para compor a programação da 5ª Virada Cultural. Projetos de artes cênicas, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, intervenções e instalações urbanas, esporte urbano, literatura, mestre de cerimônia, música, moda e design, mostras e feiras, cosplay e/ou karaokê podem integrar o evento.
O Instituto Periférico, responsável pela execução da 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, fará a avaliação das propostas apresentadas por meio de uma comissão composta por profissionais da esfera pública e privada. Os principais critérios de avaliação dos trabalhos inscritos serão a relevância, adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental para a contratação.
O evento terá 400 atrações, das 17h de sábado, dia 20 de julho, às 17h de domingo, dia 21 de julho, que devem atrair cerca de 500 mil pessoas. Do total de atividades, 120 serão selecionadas pelo edital de programação. A programação associada terá a consolidação das agendas contínuas de teatros, museus, centros culturais, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais públicos e privados da cidade.
A Virada Cultural é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico, com apoio e adesão de diversos parceiros institucionais.
Esta é a 5ª edição do evento, que reuniu, em toda a sua história, mais de cinco mil artistas, duas mil atrações e mais de 1,6 milhão de pessoas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.viradacultural.pbh.gov.br.
O regulamento e o formulário de inscrição, entre outras informações, podem ser encontrados no mesmo site, em que será também divulgado o resultado. .