Leia Mais
Motoristas de aplicativos marcam manifestações e paralisações em BHAplicativo que oferece passeios para cachorros chega a BHEm dia de protestos de motoristas, STF valida aplicativos de transporteMotoristas de aplicativos denunciam violência de manifestantes em dia de protesto mundialSTF decide que não se pode impedir atuação de motoristas de aplicativoNa Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul da cidade, a previsão era de início da concentração a partir das 9h, mas a PM informou que o movimento também é baixo, com cerca de 30 pessoas até o momento. A reportagem do Estado de Minas testou os aplicativos Uber e 99pop nesta manhã e em ambos os preços estão normais e o tempo de espera é de menos de 1 minuto para uma corrida entre a Savassi, Centro-Sul da cidade, e o Bairro Buritis, na Região Oeste.
Segundo Iori Takahashi, que é coordenador do Movimento de Motoristas por Aplicativo em BH, 13 itens compõem a pauta pleiteada pelos condutores. As principais delas são o reajuste de 30% no valor pago aos motoristas em relação ao tempo e à quilometragem rodada e redução da taxa que fica com as empresas para 12%.
O Estado de Minas procurou Cabify, Uber e 99 - três maiores aplicativos de transporte individual . Nenhuma empresa apresentou uma nova proposta de redução da taxa destinada à empresa. Confira as respostas de cada uma:
Uber
A empresa defendeu que seus motoristas são fundamentais para o funcionamento do aplicativo e para seu sucesso. “ Milhares de funcionários vêm trabalhar todos os dias na Uber determinados a melhorar a experiência deles em nossa plataforma.”
Por fim, a empresa destacou que “continuará trabalhando com e para os motoristas parceiros”.
Cabify
A empresa diz reconhecer o “direito da livre manifestação pacífica dos motoristas”. Por meio de nota, informou que está buscando melhorar o atendimento e a experiência dos motoristas. “Eventualmente realizamos ações e ofertas de benefícios, como descontos exclusivos em combustível em parceria com postos de gasolina para ajudar os motoristas a reduzir despesas e aumentar seus ganhos”, divulgou.
Por fim, a empresa ressaltou que “os motoristas parceiros são autônomos, podendo aceitar ou rejeitar as corridas”.
99
Por meio de nota, a empresa informou que é a favor da liberdade de expressão e que está reforçando seu compromisso de trabalhar para aumentar a renda dos condutores “por meio de um número maior de chamadas e da cobrança de taxas menores em comparação à concorrência”.
Confira a pauta dos condutores vinculados a aplicativos:
1- Reajuste do valor pago ao motorista em 30% (quilometragem e tempo)
2- Redução da taxa das empresas para 12%
3- Valor mínimo da viagem pago ao motorista de R$ 7,00
4- Reajuste nos valores deverá ser baseado no aumento dos combustíveis
5- Pagamento taxa de cancelamento, principalmente quando o motorista já estiver em deslocamento
6- O detalhamento do destino ao aceitar a corrida.
7- Direito de defesa ao motorista referente a bloqueios e exclusões, incluindo os que já foram punidos
8- Taxa de deslocamento
9- Tempo de espera máximo de 3 minutos
10- Fila Virtual no Aeroporto de Confins (criar para 99 e visualizar na Cabify)
11- Tarifa unificada para todo estado sem distinção de localidade
12- Taxa de retorno quando se tratar de uma corrida acima de 90 Km
13- Melhorias no cadastro de passageiros e motoristas para garantir mais segurança para ambos.