A cidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, vai ganhar uma base comunitária de segurança da Polícia Militar e um Centro de Prevenção à Criminalidade, que inclui os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) após reunião com autoridades da cidade em que se discutiu o impacto social gerado para Mariana a partir das perdas econômicas com o rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, em 2015, matando 19 pessoas.
Leia Mais
Polícia Civil registra 237 mortos identificados após tragédia em BrumadinhoMP de Minas entra com ação contra a Vale para reparação de danos de BrumadinhoInformação sobre liberação do consumo do pescado no Rio Doce é contestada Mineiro de 21 anos é preso e acusado de estupro de vulnerável nos Estados UnidosOutra medida que será implantada na cidade é a destinação de uma base comunitária de segurança para a Praça Jardins, que fica no Centro de Mariana. Segundo a Sesp, essa ação já traz resultados positivos com relação à diminuição dos roubos em cidades como Belo Horizonte. Nesse caso, a expectativa é que a base esteja disponível para funcionamento da nova modalidade de policiamento em julho.
As autoridades presentes na reunião que aconteceu nesta terça-feira na cidade também discutiram outras ações de segurança, como a criação de uma central do Olho Vivo com 15 câmeras de monitoramento no município, a construção de um Posto de Perícia Integrado para atender Mariana e municípios vizinhos e a implantação de uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). A estrutura uniria no mesmo endereço Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de BOmbeiros. Para essas possibilidades a Sesp ainda busca recursos.
A mesma reunião que teve a participação de órgãos como Sesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo, Ministério Público, Guarda Municipal, Prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as áreas de prevenção à criminalidade e prevenção ao uso de drogas será repetida em Brumadinho.