A Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de mortes por dengue no estado. Foram ao menos 16 vidas perdidas nas 39 cidades da Grande BH: nove em Betim, o maior número em Minas, as quatro de BH, duas em Contagem e uma em Ibirité. No estado, são ao menos 29 mortes, dado que deve ser atualizado nesta segunda-feira, provavelmente ultrapassando a casa das três dezenas.
Leia Mais
Medo da dengue lota postos de saúde em Belo Horizonte neste sábado'Estou com dengue. A falta de investimentos em saúde pública e saneamento dói na pele'Dengue dispara e registra a maior alta semanal em BH, com 11.979 novos casos prováveisMunicípios mineiros pedem ajuda para combater a epidemia de dengueNúmero de mortes por dengue em Minas sobe de 25 para 38 em uma semana Postos e centros especializados registram lotação em BH por causa da denguePara se ter uma ideia, mais de 94% das cidades da Grande BH enfrentam epidemia da dengue – caracterizada pela incidência de casos prováveis maior que 300 por 100 mil habitantes. Apenas Raposos e Nova Lima não registram números críticos da doença. Em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde informa que a taxa é de 1.515,96 casos prováveis por grupo de 100 mil. A pior situação é de Mário Campos com projeção de 5.865,72/100 mil. Nesta semana, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia e Brumadinho também entraram em situação epidêmica.
Os casos prováveis em Minas, que somam confirmados e suspeitos, já passam de 209 mil, aproximando-se do ano de 2010, quando o número foi de 212 mil diagnósticos. As previsões são de que esse total seja ultrapassado amanhã, colocando 2019 como a terceira pior epidemia de dengue da década, perdendo apenas para 2016 e 2013.
Como mostrou o Estado de Minas em sua edição de ontem, quatro pessoas morreram na capital vítimas da doença, enquanto os casos confirmados da enfermidade saltaram para 10.490.
A Região do Barreiro continua na liderança do ranking da dengue em BH, com 2.773 registros, seguida da Nordeste (1.341 casos), Noroeste (1.297), Pampulha (1.207) e Venda Nova (978). A Regional Centro-Sul tem menos confirmações, com 249. No boletim divulgado na sexta-feira, a secretaria pontuou que outras doenças contribuíram para o agravamento do quadro clínico em dois dos quatro casos que levaram pacientes à morte.
ZIKA E CHIKUNGUNYA Se o quadro da dengue apresentou o maior crescimento do ano, as outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão em situação considerada estável.
Cuide-se
Funcionam hoje até 18h em Belo Horizonte
Centros de Atendimento à Dengue (CAD)
» CAD Barreiro
Segundo andar do Complexo de Saúde do Barreiro
Praça Modestino Sales Barbosa, 100 (antiga Praça da Febem),
no Bairro Flávio Marques Lisboa
» CAD Venda Nova
Rua Padre Pedro Pinto, 175, segundo andar
» CAD Nordeste
Rua Joaquim Gouveia, 560, Bairro São Paulo