Depois de 17 dias rondando por áreas de mata e também de grande concentração de pessoas de Juiz de Fora, na Zona da Mata, a onça-pintada que causou alvoroço na cidade foi, enfim, capturada, para ser solta em um local de mata atlântica em que possa viver de acordo com suas características.
Leia Mais
Onça-pintada mata galinhas e assusta aposentado em Juiz de ForaOnça-pintada que invadiu Jardim Botânico da UFJF será capturada Novo vídeo mostra onça-pintada no Jardim Botânico de Juiz de Fora; vejaApós onça-pintada, outro animal silvestre mobiliza cidade mineira; veja detalhesPegadas, readaptação; veja como está a onça-pintada capturada em Juiz de ForaCarga de caminhão pega fogo e mobiliza bombeiros no Norte de MinasAs imagens foram compartilhadas pela ferramenta Stories, do perfil do Jardim Botânico da UFJF no Instagram. A primeira aparição se deu em 25 de abril, na área do Jardim Botânico da UFJF, onde a onça foi filmada. Dali em diante uma força-tarefa foi constituída com a presença de vários órgãos ambientais e também de segurança, já que o animal chegou a ser visto na Avenida Brasil, às margens do Rio Paraibuna, local de grande concentração de pessoas que praticam, por exemplo, exercícios físicos.
O local de soltura da onça não foi informado, para não atrair a atenção de caçadores que possam oferecer riscos à saúde do animal. De acordo com o capitão Flávio Campos, o colar com GPS que foi colocado na onça vai permitir monitorar a situação do felino. "A equipe que acompanhou o caso não tem a precisão da origem da onça, do local de onde ela surgiu. Foi filmada pela primeira vez por um vigilante do Jardim Botânico e dali pra frente começou a se acompanhar o animal.