A dengue continua fazendo vítimas em Minas Gerais. O número de mortes em decorrência da doença já chegou a 38, um aumento de 13 vítimas em relação ao último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), na última terça-feira.
De acordo com o órgão, os números ainda podem aumentar, já que outros 92 óbitosnestão sendo investigados no estado. O número de casos prováveis – que engloba os confirmados e os suspeitos – já ultrapassa 247 mil.
Confira a quantidade de vítimas fatais da dengue por município:
- Betim: 10
- Uberlândia: 8
- Belo Horizonte: 4
- Contagem: 2
- Unaí: 2
- Arcos: 1
- Curvelo: 1
- Frutal: 1
- Ibirité: 1
- João Monlevade: 1
- Lagoa da Prata: 1
- Martinho Campos: 1
- Paracatu: 1
- Passos: 1
- São Gonçalo do Pará: 1
- Uberaba: 1
- Vazante: 1
Vale ressaltar que os números em questão foram notificados ao longo de 2019 e não são, necessariamente, óbitos recentes.
A SES/MG informou que um registro maior de casos é esperado para este período devido à sazonalidade da doença, que aumenta em meses quentes e chuvosos Dessa forma, o estado está em situação de alerta para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).
Recursos financeiros
Desde 23 de abril deste ano, a SES-MG declarou Situação de Emergência em Saúde Pública nos municípios de abrangência das Macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul do estado. A partir dessa ação, é possível mobilizar recursos de forma mais ágil para enfrentamento do Aedes aegypti e estruturar serviços de atendimento às pessoas infectadas pelo vírus causador da doença.
Também foi publicada a Resolução SES/MG Nº 6.697, de 02 de abril de 2019, com aprovação de liberação de recurso financeiro de R$ 4,180 milhões para ações de enfrentamento da dengue nos 93 municípios com incidência alta ou muito alta da doença. Ainda em abril, dia 27, foi publicada no Diário Oficial do Estado a Resolução SES/MG Nº 6.719, de 26 de abril de 2019, com aprovação de novos recursos financeiros, dessa vez na ordem de R$ 4,2 milhões para ações de enfrentamento da dengue em 107 municípios com incidência alta ou muito alta da doença.
Segundo a secretaria, o dinheiro auxilia na contratação de agentes de controle de endemias, capacitações para profissionais na assistência hospitalar, confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização, além de mutirões de limpeza de áreas prioritárias.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais