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Estado de Minas

De olho na alta temporada, Brumadinho convida turistas para áreas não afetadas pela tragédia

Filme de campanha mostra atrativos da região, como voos de parapente, trilhas, restaurante e o internacional Instituto de Arte Contemporânea Inhotim


postado em 15/05/2019 06:00 / atualizado em 15/05/2019 07:07

Voo de parapente, uma das atrações da região, que conta com trilhas, restaurantes e o internacional Instituto de Arte Contemporânea Inhotim(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Voo de parapente, uma das atrações da região, que conta com trilhas, restaurantes e o internacional Instituto de Arte Contemporânea Inhotim (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)

O sol de outono que se esconde entre as montanhas e espalha dourado para todo lado, o jovem voando no parapente colorido bem na linha do horizonte e o clima de aconchego presente nas pousadas, restaurantes e varandas ao pé da Serra da Moeda.

As cenas em Brumadinho mostram que a cidade da Grande BH, vítima da tragédia de 25 de janeiro, “está viva e de braços abertos para o turismo”, conforme disse, ontem, o presidente da Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR), Leonardo Esteves, ao participar, no mirante Topo do Mundo, do lançamento da campanha nacional Abrace Brumadinho. O objetivo é destacar e valorizar os atrativos do município, dono de beleza e espaços culturais, entre os quais o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, visitado por brasileiros e estrangeiros.


Vestindo a camisa da campanha, com o desenho de corações sobrepostos e realce da letra B de Brumadinho, e ao lado de empresários e gestores da região, Esteves, dono de agência de turismo, ressaltou que é preciso acabar com a ideia de que a cidade está coberta de lama. “Estamos com os serviços em funcionamento e queremos convidar as pessoas para virem aqui e se programarem para as férias de julho, quando é alta temporada”, disse o presidente da entidade que congrega donos de pousadas, hotéis, restaurantes, lojas e outros segmentos do comércio local.


Presente ao lançamento da campanha, cujo esteio está num filme de um minuto feito pela agência África, de São Paulo, a vice-presidente da associação, Elaine Castro, lamentou as perdas no turismo, que chegaram a quase 80%. “Passamos dois meses sem hóspedes. É importante que as pessoas saibam que as estradas estão boas, que não é preciso ter receio de chegar aqui com segurança. O visitante pode ir a Inhotim, praticar ecoturismo, pois temos muitas trilhas e opções como cavalgadas, adquirir artesanato, como cerâmica, e depois jantar com tranquilidade”, afirmou Elaine. “Na verdade, estamos retomando o turismo do jeito que estava em 24 janeiro, véspera da tragédia. Só para lembrar, temos um território duas vezes maior do que Belo Horizonte”.


A iniciativa reuniu empresários, a exemplo do dono da Estalagem do Mirante, Luciano Drumond, há 15 anos na região. “Estamos confiantes nesta campanha para recuperar o turismo na região”, afirmou Luciano, também com a camisa e pronto para um abraço simbólico na região. Desse ato de amor a Brumadinho participaram também Leonardo Esteves, Elaine Castro, Paulo Celso Freitas, diretor de Atendimento da agência África (SP), a empresária Andréa Drumond, Luíza Rodrigues, o chefe de cozinha Tiago Ramos, a ceramista Eny Amorim, a diretora municipal de Turismo, Maria Lúcia Guedes, a gestora do Circuito Veredas, Érica Maia,

RIQUEZAS Segundo Paulo Celso, o tema Abrace Brumadinho está ligado ao jeito mineiro de receber e acolher os visitantes: “O abraço é troca de calor, de energia e está presente também na natureza, na arte, na cultura, na gastronomia e nas pousadas”, afirmou, lembrando que, na visita, há o caráter nobre de participar da recuperação da economia local.


Com duração de três meses, a campanha terá início amanhã com a veiculação de um filme de 60 segundos, e com uma versão de 30 segundos, em TV aberta em Minas e TV a cabo em todo o território nacional, além de mídia digital nos principais portais de São Paulo, Rio e Minas, mídia em aeronaves da Gol, Latam e Azul e anúncios nos principais jornais e revistas destes três estados. Os recursos da campanha são da mineradora Vale, a pedido da ATBR, mas o valor do patrocínio não foi divulgado.


A campanha conta também com o hotsite www.abracebrumadinho.com.br criado especialmente para a ação. A página apresenta o tema e filmes da campanha e direciona os visitantes para o site www.visitebrumadinho.com.br e para o Museu de Inhotim (www.inhotim.org.br), onde o visitante pode encontrar informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros turísticos na região de Brumadinho.


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