A instabilidade no tempo em Belo Horizonte liga um alerta quanto à possibilidade de deslizamentos em algumas regiões da cidade. A Defesa Civil emitiu comunicado para recomendar atenção a moradores de Venda Nova, e das regionais Norte e Nordeste, onde o solo já está encharcado devido as precipitações dos últimos dias. Os riscos seguem até segunda-feira. A previsão de chuva na capital mineira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é até o próximo sábado.
Nessa quarta-feira, um temporal atingiu a cidade e provocou alagamentos na Região de Venda Nova. Carros ficaram submersos e comerciantes tiveram prejuízos. Segundo o meteorologista Cleber Sousa, do Inmet, a chuva deve continuar, mas com menos intensidade.
“A chuva de ontem foi provocada pela junção de dois sistemas. Primeiro, aqueceu bastante no domingo e na segunda-feira. Uma frente fria passou pelo oceano e um fenômeno, chamado de cavado atmosférico, também estava atuando. A junção favoreceu para formar nuvens carregadas e a chuva em BH, zona da mata, e Leste do Estado. A tendência é que as chuvas diminuam, mas podem ocorrer de forma isolada e de fraca intensidade até sexta-feira”, explicou o meteorologista.
Diante da instabilidade, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico, que segue até segunda-feira nas três regiões da cidade. “Em virtude dos acumulados das últimas chuvas e a tendência de novas precipitações para os próximos dias a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda atenção no grau de saturação do solo e a possibilidade de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras), em especial nas áreas de risco até às 23h de segunda-feira (20)”, informou o órgão.