Um hormônio essencial para o tratamento contra diabetes está em falta em Belo Horizonte. A Prefeitura confirmou, nesta quinta-feira, o desabastecimento da Insulina Glargina (Lantus), de longa duração. Ela é distribuída pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para pacientes que têm mais possibilidade de apresentarem hipoglicemia. A administração municipal informou que não recebe o repasse do insumo há dois meses. A SES informou que já realizou a compra da insulina e que aguarda entrega pelo fornecedor. Não foi dado um prazo para a regularização.
Leia Mais
Secretaria de Estado de Saúde alerta para irregularidades em lote de insulinaPrefeitura confirma baixa quantidade de insulina glargina em BHCentros de saúde de BH podem sofrer com desabastecimento de insulinaGoverno do estado anuncia o repasse de insulina à rede municipal de saúdeKalil anuncia compra de insulina que está em falta nos postos de saúdeSó postos de saúde de 5 cidades em MG aceitam trabalhar mais em troca de verbaNo documento, a PBH disse, ainda, que “assim que regularizado o fornecimento do medicamento, a secretaria municipal fará prontamente a distribuição para Unidades de Saúde em conformidade com o quantitativo enviado pela Secretaria Estadual de Saúde”.
A SES também se posicionou por meio de nota, onde admite a falta de fornecimento, mas garante que já fez a compra de mais insulina. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a compra da insulina Glargina já foi realizada e, no momento, a SES aguarda a entrega pelo fornecedor. Tão logo o item seja entregue em nosso almoxarifado, autorizamos a distribuição a todos os municípios do Estado”, informou.
A falta de insulina em Belo Horizonte vem acontecendo nos últimos anos.
Em setembro de 2017, a insulina também faltou para pacientes de Belo Horizonte. Na época, o Prefeito Alexandre Kalil (PHS) anunciou a compra do hormônio. .