Construção de um muro a seis quilômetros da Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, é uma das alternativas para conter os rejeitos em caso de rompimento da estrutura. Um mês depois de apresentar o projeto da megaestrutura, que deve ter 35 metros de altura, 307 de comprimento e 10 de largura na parte superior, a Vale iniciou os primeiros trabalhos de implantação. Segundo a mineradora, a medida será para reter grande parte dos materiais que podem vazar do reservatório.
Leia Mais
Apenas 1,6 mil participam de simulado de rompimento de barragem em Barão de CocaisJustiça define multa de R$ 300 mi se Vale não apresentar 'dam break' de barragem em Barão de CocaisEm caso de rompimento em Barão de Cocais, Rio Doce seria afetado pelo segundo desastre com barragensExpectativa em torno de mina e talude deixa população de Barão de Cocais apreensivaVale divulga vídeo para informar moradores de Barão de Cocais; assistaSom toma bomba em simulado de rompimento de barragem em Barão de CocaisVeja imagens aéreas da barragem e do talude que ameaça romper em Barão de CocaisO início dos serviços para a construção do muro começaram na última quinta-feira e foi anunciado neste sábado pela Vale.
Foram iniciados os trabalhos de terraplenagem, contenções com telas metálicas e posicionamento de blocos de granito. “Essa obra atuará como barreira física no sentido de reduzir a velocidade de avanço de uma possível mancha, contendo o espalhamento do material a uma área mais restrita”, completou.
A empresa informa, ainda, que o tráfego de veículos pesados deve ser constante nos próximos dias, o que poderá provocar lentidão no trânsito. Disse, também, que está monitorando a situação da barragem.
Simulado
Moradores de Barão de Cocais participaram, neste sábado, de um segundo simulado de rompimento de barragem.