Um grupo de manifestantes se reuniu na manhã deste domingo para um protesto contra a venda e os maus-tratos praticados contra os animais no Centro de Belo Horizonte.
Leia Mais
Ibama volta atrás e vai manter centros de triagem de animais em MinasFechamento de centros de triagem de animais silvestres em Minas preocupa especialistasOperação apreende 396 animais extraviados ou mantidos em cativeiros ilegaisFamília denuncia possível sequestro de gato no Bairro BelvedereCidade do Sul de Minas enfrenta onda de animais envenenadosMunidos de faixas e cartazes, eles protestaram contra a crueldade praticada contra os bichos, tanto domésticos quanto silvestres. “Pela vida, a favor dos animais”, gritavam enquanto passavam pela Amazonas.
Uma faixa de grandes proporções com os dizeres “crueldade nunca mais” foi ostentada durante o protesto. “O objetivo é conscientizar a população para a crueldade envolvida no comércio de animais domésticos e silvestres. Tanto antes, quanto durante e depois desse comércio”, diz Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais, entidade que, segundo ela, recebe todo tipo de denúncia relacionada a maus-tratos.
Ela conta que, no caso dos animais silvestres, as condições impostas por traficantes são degradantes. Já os domésticos sofrem a exploração pela questão comercial. “No caso dos domésticos, as matrizes são mantidas em fundos de quintal até a exaustão, sendo exploradas até não darem conta mais de reproduzir”, afirma.
“Por si só o fato de serem colocados como objeto, como mercadoria e como produto já é suficiente para estarmos nas ruas”, acrescenta Adriana. A manifestação do grupo teve acompanhamento da Polícia Militar e ocupou parte da Avenida Amazonas, sem bloquear completamente o tráfego na via.