No início do mês, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas envolvidas no tráfico de drogas de Belo Horizonte. Denominada “Vento Leste”, a operação também apreendeu mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo, que era transportado pelos envolvidos no momento da abordagem. Com eles, a corporação apreendeu quatro veículos: um Honda Civic, uma Mercedes C180, um Volkswagen Voyage e um Ford Focus. Os suspeitos ocultavam o dinheiro e, posteriormente, simulavam que o lucro era proveniente de trabalhos lícitos, como, por exemplo, a compra e a venda de automóveis.
Nesta segunda-feira, a polícia apresentou uma nova fase: o chefe da organização criminosa, que financiava o time Penharol de Ouro Preto, foi preso durante a partida de futebol da equipe dentro da operação "Embrião". As investigações conseguiram demonstrar a ligação do chefe do grupo apontado como responsável pela distribuição de drogas nos municípios de Mariana, Ouro Preto, Carmo da Cachoeira, além de diversos aglomerados em Belo Horizonte.
"Sonny é um traficante de muita experiência. Já foi preso em outras três oportunidades. Já residiu na região de fronteira com o Paraguai. É o líder dessa associação criminosa e muito procurado pelas forças policiais", dissedelegado Marcus Lobo Leite Vieira, ontem, em coletiva de imprensa.
Sonny financia o clube de futebol e arca com materiais esportivos para os jogadores. Ele foi preso durante a partida: "Então, essa foi a única oportunidade que a PC conseguiu chegar até esse criminoso procurado em todo estado", disse o delegado. A polícia posicionou a equipe de forma que ele não conseguiria fugir. "A PC não descarta a participação de nenhum/ de ninguém. Outras fases já estão sendo preparadas pela polícia. Outras prisões acontecerão ao longo do mês", acrescentou.