Jornal Estado de Minas

Carreta com produto químico tomba e fecha pista da MG-428



Uma carreta que transportava um produto químico tombou na manhã desta quarta-feira, fechando o trânsito na MG-428, em uma zona rural entre Sacramento, no Triângulo Mineiro, e Rifaina (SP). O veículo pegou fogo, mas ninguém ficou ferido. 





Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes de Araxá, Uberaba e Franca (SP) atuam no local desde as 6h30. O motorista contou que perdeu o controle da direção e ele tombou fazendo um “L” na pista. Ele não soube dar mais detalhes. O trânsito foi bloqueado nos dois sentidos. A previsão é de que o fluxo possa ser liberado no início da tarde. 

Houve vazamento da carga de biodiesel (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente foi acionada, assim como a empresa que deverá fazer o transbordo da carga remanescente na carreta. Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros de Uberaba, a classificação da carga da carreta está enquadrada com biodiesel e outros elementos. No entanto, conforme os documentos encontrados, o produto é um aditivo plastificante industrial. 

Foi preciso fazer um represamento para que o óleo que vazou da carreta não se espalhe, contaminando mais o solo e água. 

Alguns motoristas estão pegando um desvio por uma fazenda, o que não é recomendável. De acordo com Passos, os motoristas que seguem entre Araxá e a região de Franca devem pegar um desvio por Igarapava (SP) ou Uberaba. 

audima