Jornal Estado de Minas

H1N1 já matou quatro pessoas em Minas neste ano


As mortes por Influenza aumentaram em Minas Gerais. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostram que quatro pessoas perderam a vida neste ano depois de contraírem o vírus H1N1. Destas, duas eram moradoras de Belo Horizonte. Também foram registradas mortes em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Andrelândia, no Sul do estado. Uma das formas de atenuar os sintomas é por meio da vacinação. Doses estão à disposição do publico-alvo em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do ano, foram notificados 1.105 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, 56 casos foram confirmadas como sendo provocados por Influenza, e 148 para outros vírus respiratórios..
Até o momento, segundo a SES, foram processadas 204 amostras. O restante ainda está sendo analisado.

O H1N1 é o vírus Influenza com mais registros. Foram 47 casos confirmados. Seguido pelo H3N2, com quatro casos. Também há cofirmação de infecção por Influenza B e Influenza A não subtipado.

Já em relação as mortes por SRAG, foram 101, sendo 15 por associação a vírus respiratórios.
Destes, quatro por Influenza, todos por H1N1. Sendo, dois pacientes em Belo Horizonte um em Juiz de Fora, e outro em Andelândia. .