Os belo-horizontinos devem se preparar. A Defesa Civil da capital divulgou um alerta para queda de temperatura entre a tarde deste sábado e a manhã de segunda-feira, dia 27. Segundo o órgão, isso se deve à chegada de uma massa de ar frio à região. A temperatura mínima registrada nesta manhã foi de 16°C, mas com a chegada do sistema, ela pode cair para 13°C nos próximos dias.
Na sexta-feira, o em.com.br falou sobre a previsão da queda da temperatura mostrou que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão para geada para o Sul de Minas, com possibilidade de a temperatura chegar a 3°C em Maria da Fé, Camanducaia e Caldas.
Uma frente fria que se desloca do oceano favorece o aumento na umidade relativa do ar. Ontem, a umidade ficou entorno de 80% pela manhã e 40% no período da tarde na capital. Neste sábado, o índice foi de 45%. No entanto, o ar deverá ficar mais seco na próxima semana pela chegada da massa de ar polar. No domingo, a umidade relativa do ar pode cair para 35%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os riscos de saúde, quando a umidade é menor de 60%.
13h10 - A presença de uma massa de ar frio favorece ao declínio de temperatura, com mínima em torno de 13°C. Valido até às 8h de segunda-feira (27). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG @TransitoBH @BH #ar #frio pic.twitter.com/ajutN7xr0N
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) 25 de maio de 2019
Maio está com temperatura atípica e com volume de chuva acima da média para o mês. Apesar da queda da temperatura no domingo, que será o recorde do ano, a temperatura no mês está acima das médias históricas.
O volume de chuva previsto para maio é entorno de 28 milímetros. Até o momento foram registrados 43 milímetros na estação. A chuva do último 15 em Venda Nova chegou ao volume de 56 milímetros, o dobro para o mês. (Com informações de Márcia Maria Cruz)