Um simulado de evacuação de emergência realizado na tarde deste sábado (25) nos bairros Maria Tereza e Beija-Flor, nas regiões Norte e Nordeste de Belo Horizonte, contou com a participação de menos de um terço dos moradores.
Organizado pela Defesa Civil e pela mineradora Vale, o procedimento teve como objetivo treinar comunidades que estão em uma zona de segurança secundária da barragem de Forquilha I, que fica em Ouro Preto.
Leia Mais
Defesa Civil vai realizar simulado de emergência em BH neste sábadoDeslocamento no talude da mina Gongo Soco aumenta para 19 centímetrosSirene de barragem toca por engano em Santa BárbaraDefesa Civil vai realizar simulado de evacuação em BrumadinhoMineradora faz simulação de emergência em Igarapé Em missa, moradores de Barão de Cocais pedem proteção para a cidadeSegundo a Defesa Civil, o treinamento teve duração de 25 minutos e adesão de cerca de 30% do público previsto. Eram esperadas 800 pessoas para participar dos procedimentos, mas 236 moradores participaram, sendo 142 de Beija-Flor e 94 de Maria Tereza.
A barragem de Forquilha I, juntamente com a Forquilha III, passou para o nível três de risco de rompimento no dia 27 de março. Segundo a Vale, as duas barragens estão inoperantes e fazem parte do plano de descomissionamento da mineradora.