Agências bancárias de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, voltaram a abrir as portas nesta segunda-feira. Os locais tinham sido fechados na última semana devido ao risco de queda do talude da Mina Gongo Socco, da Vale, que pode provocar o rompimento da barragem Sul Superior. Deslocamento da estrutura já chega a 21 centímetros. A suspensão do atendimento foi criticada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Leia Mais
Deslocamento de talude de mina em Barão de Cocais aumenta para 21 centímetros Em missa, moradores de Barão de Cocais pedem proteção para a cidadeMovimentação de talude de mina em Barão de Cocais já chega a 20 centímetros Barragem em Barão de Cocais: entenda os três cenários possíveis para o rompimentoDefesa Civil critica 'potencialização do medo' em Barão de CocaisMovimentação de talude em Barão de Cocais aumenta quase 3cm em pouco mais de 12 horasBarão de Cocais: como acessos de emergência devem evitar que 2 mil fiquem ilhadosMovimentação no talude de mina em Barão de Cocais já ultrapassa os 21 cm/diaA suspensão dos serviços aconteceu na última semana por causa do risco de rompimento da barragem Sul Superior.
“ “Já os notificamos, demonstrando que os locais onde as agências funcionam, em Barão de Cocais, cerca de 1h30 para serem atingidos por rejeitos”, afirmou na sexta-feira.
Movimentação
Um dia após a previsão de desabamento, o talude da cava da Mina Gongo Soco continua se movendo e o ritmo aumentou. Nesta segunda-feira, conforme a Agência Nacional de Mineração (ANM), o deslocamento em alguns pontos isolados subiu dos 20 centímetros/dia registrado ontem para 21 cm/dia, mais que o dobro do ritmo anual da estrutura. Já a deformação na porção inferior do talude norte, que no início da noite de domingo era de 15,8 centímetros/dia, hoje chega a 17,8 centímetros.
Os 22 militares do Corpo de Bombeiros que chegaram em Barão de Cocais trabalham com oito viaturas. Entre as atividades realizadas por eles estão a orientação nas escolas sobre o que fazer em caso de rompimento na mina e acompanhamento das obras de contingenciamento ao longo do curso dos rejeitos para reduzir o impacto sobre a cidade. .