Nesta terça (28), Christopher Lucas Grajau Morais, de 28 anos, foi preso por assassinar Gerson Santos de Jesus, de 45, em dezembro do ano passado no Bairro Jardim Vitória, na Região Leste de Belo Horizonte. O crime foi cometido por motivo considerado fútil, desentendimento da vítima e autor acerca de um gato. Christopher foi um dos 83 detidos em Minas, sendo 13 em Belo Horizonte, como parte da operação Cronos II, realizada em 21 estados brasileiros nesta terça-feira (28). Em Minas, ao longo do dia, foram cumpridos 96 mandados de prisão.
Leia Mais
PM faz operação de combate a homicídios no Morro do PapagaioGrande BH tem pelo menos oito homicídios nesta sexta-feira; entre as vítimas, três mulheresHomicídios caem 21% em BH e 27,2% em MG, segundo Segurança Pública
Outro crime que chamou atenção foi de um indivíduo que tentou matar a irmã.
A operação Cronos II foi proposta pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil. Em Minas, participaram da operação 480 policiais civis para o cumprimento de 100 mandados de prisão preventivas e temporárias. "São as mais variadas motivações para esses crimes de homicídio, entre passional, feminicídio, motivos fúteis e tráfico de drogas", afirmou.
De 2017 a 2018, a polícia registrou descréscimo de 24% no número de homicídios, tanto no interior do Estado como na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, foi registrada redução na casa de 15% em Belo Horizonte e 24% no interior do estado.
Wagner Conceição afirmou que o sistema penitenciário tem condição de receber os presos que foram detidos pela operação Cronos II. "Essa operação foi planejada. Foi feita a interlocução com os demais órgãos do estado. A Subsecretaria de Assuntos penitenciários foi avisada do resultado dessa operação e essas vagas foram reservadas no sistema", afirma.
.