Em novo boletim divulgado na manhã deste domingo (2), a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que a velocidade do deslocamento do talude norte da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (Região Central), aumentou para 42,4 centímetros por dia. A informação foi repassada ao Estado de Minas pelo superintendente de gestão do risco da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), major Marcos Afonso Pereira.
Leia Mais
Deslocamento de talude da Vale em Barão de Cocais sobe a 33,4 cm por diaDeslizamento de área de 600m² reforça expectativa de acomodação de talude em cavaBarão de Cocais: placa que se desprendeu de talude tinha 600 metros quadradosParte de talude começa a se desprender em mina de Barão de Cocais; barragem segue monitoradaMovimentação do talude em Barão de Cocais volta a ficar acima de 40 cm/diaDistritos de Barão de Cocais sentem impacto de obras de barragemO dado registrado neste domingo supera o último levantamento, divulgado no sábado, em 9cm/dia. Para efeito de comparação, a velocidade aumentou quase 18cm/dia desde sexta-feira, quando uma placa da estrutura, de 600 metros quadrados, se descolou.
O paredão tem cerca de 96 mil metros quadrados. O temor é que uma queda brusca talude prejudique a estrutura da Barragem Sul Superior, em risco iminente de rompimento desde março.
Segundo o major Marcos Pereira, os trabalhos neste domingo continuam de monitoramento da estrutura. Militares estão de plantão para agir em um eventual desastre..