A chuva castiga alguns pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (3). A ventania atingiu diversas regiões da capital, como a Noroeste, Pampulha e Centro-Sul – exemplo do vídeo acima, registrado na BR-356, nas proximidades do Bairro Belvedere. Árvores caíram e algumas atingiram veículos. A chuva também provocou queda de energia elétrica em alguns pontos da cidade. De acordo coma Defesa Civil de Belo Horizonte, as rajadas de vento chegaram a 95,76 km/h, na estação automática do Inmet, localizada no Bairro Olhos D'Água, na Região do Barreiro.
Leia Mais
BH pode ter chuva nesta segunda; massa de ar frio faz temperatura cair para 11°CChuva em BHGeadas e recorde de frio em BH: após a chuva, temperaturas devem despencar em MinasChuva registrada em Belo Horizonte ultrapassou média histórica de junho
Também há relatos de quedas de árvorae nos bairros Funcionários, Santo Antônio e Santa Cruz. As ocorrências atingem o trânsito da Rua Professor Moraes, na esquina com Avenida Afonso Pena; Rua Carangola com Rua São Romão e na Rua Gentil Teodoro.
Piques de luz foram registrados na Avenida Antônio Carlos e nos bairros Prado e Calafate, na Região Oeste de BH, e no Coração Eucarístico, na Região Noroeste.
Procurada pelo Estado de Minas, a Cemig confirmou que os ventos chegaram a quase 100 km/h na capital mineira. A companhia ainda ressaltou que os bairros mais atingidos com a falta de energia foram os da Região da Pampulha, caso do Itapoã, e o Cidade Nova, na Região Nordeste.
Também por causa da chuva, o Corpo de Bombeiros atendeu ao menos três ocorrências em BH e em Contagem. Um morador do Bairro Novo Eldorado solicitou ajuda aos agente depois que constatou que sua caixa d’água estava pendurada com risco de cair.
Já no Estrela Dalva, a solicitação é referente a um curto-circuito na rede elétrica de uma casa. Conforme a corporação, a Cemig foi acionada para o local.
Por volta das 15h desta segunda, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec) divulgou um alerta para pancadas de chuva, de até 20 milímetros, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora. Durante a semana, o frio deve atingir a capital mineira e os termômetros devem marcar até 11°C.
Acumulado de chuva (mm), por estação, em junho, de 18h40 até 20h00 de segunda (3):
Barreiro - 15,2 (157%)
Centro Sul - 10,6 (109%)
Leste - 4,2 (43%)
Nordeste - 6,6 (68%)
Noroeste - 8,0 (82%)
Norte - 3,8 (39%)
Oeste - 9,6 (99%)
Pampulha - 6,8 (70%)
Venda Nova - 9,2 (95%)
Média Climatológica de Junho: 9,7 mm (INMET, 1981-2010)
Relatos de moradores
Por meio das redes sociais, moradores comentaram sobre a chuva em Belo Horizonte. “Que chuva é essa que tá armando em BH!”, disse Amanda Dutra.
“Clima de BH é todo bipolar, ate então um calor desgramado (sic.) e agora essa ventania parecendo um furacão e com chance de chuva”, afirmou Laura Morais. “BH é uma praga e eu aqui na rua sem guarda-chuva com a plena convicção que vai chover muito”, lamentou Hiago Marques.
Frio chegando
O frio deve apertar ao longo da semana na capital mineira. Os termômetros vão marcar, no início do dia, até 11ºC. “Nesta semana, a massa de ar mais frio deve atuar. A temperatura vai diminuir um pouco ao longo dos dias. Na quarta-feira, deve chegar a 12°C, e até 11ºC em Belo Horizonte na quinta-feira”, comentou Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No interior de Minas Gerais, o frio também vai dar as caras nas cidades da região Sul.