Jornal Estado de Minas

Geadas e recorde de frio em BH: após a chuva, temperaturas devem despencar em Minas


Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos por um temporal com ventos fortes nessa segunda-feira. O acumulado de chuva já superou a média histórica para junho. Agora, é a vez do frio chegar na cidade. Uma massa de ar polar já começou a atuar em Minas Gerais e vai provocar a queda na temperatura. A capital mineira deve ter o dia mais gelado do ano na madrugada desta quarta-feira. No Sul de Minas, há previsão de geada em algumas cidades.

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta, nesta tarde, devido a queda de temperatura em Belo Horizonte devido a atuação da massa de ar frio. “Temperatura mínima abaixo de 13°C ao amanhecer, e devido aos ventos, a sensação térmica fica abaixo de 9°C.
Válido até às 8h de sexta-feira (7)”, informou o órgão.

Na madrugada desta quarta-feira, a temperatura atingiu 14,8°C. Mas a previsão é de frio mais intenso na cidade. “A frente fria passou ontem (segunda-feira) e a massa de ar polar está seguindo atrás. Deve atuar mais forte na próxima madrugada. Inclusive, podemos ter uma madrugada de recorde de baixa temperatura”, explicou o meteorologista Cleber Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O valor registrado hoje, não foi o maior do ano.
Em 21 de maio, Belo Horizonte teve frio de 13,7°C. Em Minas, o recorde do 2019 foi registrado em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do Estado, em 27 de maio. Os termômetros chegaram a marcar 0,3°C. Na madrugada desta quarta-feira, Monte Verde registrou 8°C. Cidades da região podem ter geadas nos próximos dias.

“Nesta época do ano, as frentes frias vêm acompanhadas de massas de ar polar. Essa é a terceira que passa por Minas do outono de 2019. Vamos ver se provoca as baixas nas temperaturas.
Essa é mais intensa”, disse Cleber Sousa. .