A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em Minas Gerais entre a noite de terça e madrugada desta quarta-feira. Belo Horizonte e outras cidades registraram recordes de temperatura baixa. Uma das regiões da capital teve sensação térmica negativa no início da manhã.
Na Savassi, a esteticista Neia Porto, 55 anos, disse que prefere o clima mais quente. “Pra mim é só esperar o sol voltar, porque eu não gosto tanto de frio”. Já a consultora Fabiane Campos, 27 anos, disse que trabalha todos os dias no ar-condicionado, por isso já está acostumada com essa temperatura. “O jeito é beber muita água e usar agasalho”. O analista de sistemas Thiago Junqueira, de 24 anos, foi surpreendido pela temperatura. “Está frio demais. O jeito é usar moletom”, comentou.
Também houve recorde de frio em Sete Lagoas (9,5°C), Juiz de Fora (10,2°C), Uberaba (8,7°C) e Maria da Fé, no Sul de Minas, com a menor temperatura do estado: 1,7°C, com possibilidade de geada.
Hoje a temperatura em Belo Horizonte não deve subir muito, ficando na casa dos 23°C. O dia será de céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. A tendência é de que o clima permaneça mais ameno até sexta-feira.
7h22 - A quarta-feira (05) será de céu claro. A temperatura mínima foi de 9,1° C, a máxima estimada é de 23° C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 40% a tarde.
%u2014 Defesa Civil BH (@defesacivilbh) 5 de junho de 2019
Fonte: GeoClima@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/P8NOVbLVtc
“Essa massa é caracterizada por ar frio e seco. A tendência é de que nos próximos dias ela deixe o tempo mais seco ainda. Na quinta-feira, a umidade relativa do ar deve ficar mais baixa. Hoje em Belo Horizonte a máxima é de 70% e a mínima deve chegar a 30%. No Triângulo Mineiro e Oeste, 25%”, explicou o meteorologista.
Somente no Leste de Minas o clima deve ficar mais nublado. Ainda segundo Cléber Souza, a queda de temperatura e o clima seco são característicos do período entre o outono e o inverno.