O frio deve começar a dar uma trégua nos municípios mineiros ao longo da semana; no Norte de Minas, a temperatura pode chegar inclusive a 33ºC. Apesar da mudança climática, o agasalho deve continuar na bolsa, já que o aumento de temperatura previsto é gradual. Em algumas regiões, há previsão até de chuva.
Leia Mais
Frio continua nesta semana em BH e Maria da Fé tem nova geadaCom temperatura de 9,1°C, Belo Horizonte tem dia mais frio de 2019Geadas e recorde de frio em BH: após a chuva, temperaturas devem despencar em MinasPrincipais destinos dos mineiros neste feriado devem registrar queda na temperaturaCampanha arrecada cobertores e alimentos para doação no Vale do JequitinhonhaHomem morre em acidente entre carro e ônibus na MG-432, em EsmeraldasQuanto às temperaturas, o Inmet alerta que a máxima deve chegar aos 25ºC, mas a mínima pode ir subindo ao longo dos dias e na sexta-feira deve atingir os 14ºC. Nesta segunda-feira, a mínima na capital mineira foi de 11,3ºC.
Se não há registro de chuva em BH, ela deve ocorrer em quatro regiões do estado. Segundo o Inmet, uma chuva fraca deve atingir os municípios do vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, além da Zona da Mata.
O frio também continuará nessas regiões, mas a previsão é de que a temperatura máxima aumente a cada dia; em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Jequitinhonha-Mucuri, a terça-feira deve registrar até 30ºC durante a tarde.
No Sul de Minas a previsão é de que o clima permaneça no mesmo ritmo (frio durante as noites e madrugadas e calor durante os dias). A previsão do Inmet é que os habitantes do municípios da Serra da Mantiqueira devem conviver com uma grande variação da temperatura nesta semana - mínima de 3ºC e máxima de 26ºC.
Nesta segunda-feira, a vegetação de Maria da Fé amanheceu coberta de gelo mais uma vez. A estação do Inmet na cidade registrou 2,8°C no fim da madrugada. Nas redes sociais, moradores do município divulgaram valores ainda menores, como 0,6°C no Bairro Sítio da Lage e 0,8°C no Bairro Reserva.
Apesar dos registros recentes, os meteorologistas do Inmet descartam a possibilidade de uma nova geada na região.
Por que essa grande variação na temperatura?
De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo, essa variação na temperatura durante o mesmo dia é normal, principalmente nesse período do ano (chegada do inverno). A explicação dessa dinâmica seria uma massa de ar frio que se espalha por toda Região Sudeste do país.
“A massa de ar é uma bolha que atinge uma determinada região. Nesse caso, é um ar frio que vem da Região Sul do Brasil para substituir o ar mais quente que estava presente”, afirmou.
De acordo com ele, entre as 6h e 18h o clima fica mais quente, devido à maior presença da radiação solar. Já à noite, com o pôr do sol, a tendência é a temperatura cair.
“É um ciclo. Quando o sol chega por volta das 6h, ele vai esquentando a região e normalmente atinge seu ápice por volta das 15h. Depois disso, a temperatura começa a cair e quando dá 5h do outro dia, a temperatura costuma ser a mínima.”
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie