Jornal Estado de Minas

Pacientes da Santa Casa são presenteados com mural do artista Kobra

Durante apresentação, funcionários do hospital entregaram margaridas aos pacientes - Foto: Divulgação/Santa Casa
Os pacientes em tratamento oncológico na Santa Casa de Belo Horizonte foram presenteados com um mural estilizado pelo artista brasileiro mundialmente reconhecido Eduardo Kobra. Bastante colorida, com tons quentes e frios, a arte retrata três crianças se divertindo; a primeira com uma flor e um pássaro, a outra em uma gangorra e a última correndo com uma bola no pé.

O mural fazia parte do tapume do Edifício Montmartre, construído pela construtora Monterre. Após a entrega do edifício, em abril, a obra foi colocada em disputa por meio de voto popular, na internet. A Santa Casa concorreu com outras quatro instituições filantrópicas e obteve 85% dos votos.      

Com mais de seis metros de largura e três de altura, a obra não passa despercebida por quem entra na recepção do Ambulatório de Oncologia, localizado na Rua Piauí, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital mineira. A entrega do mural foi feita na tarde desta segunda-feira sob clima de emoção entre os pacientes e funcionários do grupo.  

Durante a apresentação do mural, recepcionistas, enfermeiros e médicos entregaram margaridas aos pacientes, que frequentam o local. Conforme conta a gerente de Marketing e Responsabilidade Social do Grupo Santa Casa, Carolina Piva, a ideia era fazer uma analogia com uma das crianças retratadas no mural, que se diverte com uma margarida e uma pomba branca.



“Nesse momento, todo mundo chorou. É um ambiente triste, as pessoas estão na recepção aguardando para fazer quimioterapia e esperando para tomar o medicamento. O mural vem para alegrar o espaço porque criança é vida.
Esse mural é uma marca física do Instituto de Oncologia, que a Santa Casa vai entregar para a sociedade”, comemorou.

De acordo com a gerente, a informação de que o mural do artista paulistano está na Santa Casa já chegou, inclusive, ao público do Museu de Rua de Belo Horizonte. “Eles perguntam: é verdade que tem uma obra do Kobra aqui em BH?”, conta em risos.     

Ao todo, 600 pessoas com câncer procuram diariamente o  ambulatório de oncologia, o maior de Minas Gerais.

Quem é Eduardo Kobra?

Além do Brasil, Eduardo Kobra possui obras em mais oito países, incluindo Emirados Árabes, Estados Unidos e  Índia. O artista também é dono do recorde de maior mural grafitado do mundo - a arte, de 5.742 metros, é uma homenagem ao chocolate e está localizada na Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Uma das obras mais famosas do artista de origem na periferia de São Paulo é “O Beijo”, feita em 2012, em Nova York. O mural, cheio de cores, é uma releitura da imagem feita pelo jornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. Apesar do sucesso da obra, ela foi apagada em 2016.

*Estagiário sob supervisão da editora Vera Schmitz
.