Uma situação inusitada, porém nada agradável no metrô de Belo Horizonte. Na manhã de quarta-feira, os usuários foram surpreendidos com um troca de plataformas na Estação Vilarinho, em Venda Nova.
A confusão foi registrada em vídeo por um dos usuários. Leonardo Antonio, de 31 anos, percebeu que, aparentemente, dois funcionários do metrô não estavam se entendendo. “Ficavam trocando o microfone e anunciando mudança de plataforma toda hora. Primeiro achei que fosse brincadeira, depois eu vi que era sério”, contou o empresário, que mudou de lado ao menos quatro vezes.
O imbróglio, com acréscimo do atraso dos trens, causou o acúmulo de pessoas na estação. Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou que o atraso na operação por causa de falha de sinalização. “Para garantir a segurança do próprio usuário foi necessário realizar o controle de fluxo na estação terminal de Vilarinho, com fechamento momentâneo dos portões e reabertura após liberação para viagem”, disse a nota.
Leonardo também reclamou da situação dos trens. “Já vi uma criança cair no vão entre o trem e a plataforma na Estação Santa Inês; já presenciei um segurança agredir outro usuário; o metrô para no meio da viagem, desse jeito não dá”, disse o usuário, que paga R$ 2,40 por viagem.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.