A movimentação do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas, bateu recorde, atingindo o maior índice desde que o problema começou, há pouco mais de um mês. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi registrado índice de 56 centímetros por dia, na manhã deste domingo. Ainda segundo a corporação, a tendência é de escorregamento lento e desagregado para o fundo da cava.
Leia Mais
Movimentação do talude em Barão de Cocais volta a ficar acima de 40 cm/diaBarão de Cocais: placa que se desprendeu de talude tinha 600 metros quadradosVeja imagens de trincas no talude que ameaça ceder na Mina Gongo Soco, em Barão de CocaisApós recorde, talude de mina de Barão de Cocais se movimenta a 46 cm/diaMineradora é flagrada em área embargada às margens do Rio das VelhasA movimentação começou com 10cm/dia e foi aumentando aos poucos. Contraindo as previsões iniciais, porções do talude começaram a se desprender gradativamente no último dia 31, deixando mais longe a hipótese de rompimento da barragem.
A estrutura continua sendo monitorada 24 horas pela Vale e a Defesa Civil, que informou que o aparato de emergência montado em Barão de Cocais só será retirado quando a estabilidade da represa for garantida..