O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo, presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou na tarde desta quinta-feira (20/6) a tradicional Missa de Corpus Christi na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte.
Leia Mais
Acolhidos pela Arquidiocese, venezuelanos homenageiam Brasil com tapetes de serragemMilhares de fiéis acompanham celebração de Corpus Christi em Ouro PretoComércio divulga escala de funcionamento para o Corpus Christi; veja o que abre e fechaMissa de celebração de Corpus Christi na Igreja da Boa ViagemTapetes de serragem encantam quem passa pela Afonso Pena neste sábadoTapetes de serragem em Ouro PretoPadre de BH celebra missa com cachorro e vira notícia internacionalNesse contexto, ele defendeu a abertura das nações aos refugiados e migrantes. "Papa Francisco tem mostrado ao mundo que precisamos ser solidários, abrindo as portas de nossas nações, nossos estados, corações e das nossas casas", disse. Na homilia, ele lembrou das milhares de pessoas que estão fora de suas terras por problemas políticos.
Sem fazer referência a políticos, Dom Walmor defendeu que é "preciso ver de maneira mais ampla e luminosa" para além das ideologias partidárias.
O arcebispo lembrou que há 20 milhões de pessoas sem trabalho no Brasil. "A situação é difícil. Mas é a lógica da solidariedade que vai nos irmanar", afirmou. Ainda no sermão, reforçou que a Igreja Católica é contrária ao aborto.
"Novos caminhos"
Dom Walmor afirmou que será formada Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração na CNBB. Antes de iniciar a celebração de Corpus Christi na Igreja da Boa Viagem, o sacerdote falou à imprensa sobre a "falta de diálogo e solidariedade" na sociedade brasileira que passa por um "descompasso"."Com os órgãos públicos, em especial o Ministério Público, precisamos ajudar a trilhar novos caminhos".Templo histórico
Na homilia, Dom Walmor lembrou que a celebração ocorre no marco zero de Belo Horizonte, onde está hoje o Bairro da Boa Viagem. A catedral de mesmo nome é o terceiro templo erguido no local onde se formou o povoado do Curral Del Rey. A primeira capela foi construída muito antes da construção da cidade. O sacerdote lembrou que o povoado se formou ao redor da capela. Tempos depois, foi derrubada para a construção de uma igreja maior para acolher os devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem cada vez em número maior. Para a mudança de Curral Del Rey para Belo Horizonte, foi construída a catedral, que está de pé até hoje.
.