Após um ano de funcionamento do rotativo digital em Belo Horizonte, a BHTrans entra em processo final de implantação de um sistema que pode facilitar a fiscalização de motoristas infratores. A proposta, que vem sendo estudada pela empresa, prevê a consulta de placas dos veículos por monitoramento eletrônico.
A ideia é que tenha um carro a disposição dos agentes fiscalizadores, que hoje são guarda municipais e policiais militares. No carro, serão instaladas três câmeras com tecnologia capaz de registrar imagens e fazer a leitura da placa dos carros estacionados no perímetro que atinge o sistema do rotativo digital.
Leia Mais
Rotativo digital chega a áreas de carga e descarga e limita uso de vagas em BHAção de flanelinhas deve continuar em BH mesmo com rotativo digitalInício do rotativo digital depende da oferta de créditos e Faixa Azul para vendaRotativo digital vai mudar lógica que vigorava há 50 anos em Belo HorizonteAplicativo de rotativo sai do ar em BH e gera reclamaçõesDe acordo com a empresa, atualmente, somente cerca de 32% dos veículos fiscalizados são regulares. O novo tipo de fiscalização pretende bater a meta de 70%. “Agora vamos intensificar a fiscalização. Estamos automatizando este processo. Intensificando a fiscalização, pode caber mais gente”, afirmou Ladeira.
A BHTrans informou que está avaliando o tipo do veículo e a tecnologia. Posteriormente, serão realizados testes e licitação. O diretor acredita que um carro fiscalizador deve conseguir passar por todo o território do rotativo pelo menos uma vez ao dia. A implantação dessa tecnologia é o próximo passo do Sistema de Rotativo Digital, que teve o lançamento gradativo para os carros, motofretes e carga e descarga.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.