A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 84 tabletes de maconha, pesando entre 40 e 50 quilos, no posto da corporação em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo os militares, toda a droga estava na parte inferior de um carro de passeio modelo Mercedes Classe A preto. O veículo transportava três crianças, uma mulher e dois homens no momento da apreensão, ocorrida na noite desta segunda-feira (1º), no Km 452 da BR-381.
Leia Mais
Apreensões de maconha nas BRs mineiras em seis meses superam todo ano passadoPRF apreende mais de três toneladas de maconha e 50 quilos de cocaína em Montes ClarosPRF apreende 200 quilos de maconha em MinasPM apreende mais de 1,7 tonelada de maconha; dono de loja de pão de queijo é preso suspeito de tráfico Soldado da PM prende dois no Gutierrez após ser agredido com tapas no rostoCom aumento de 8,38% na conta de água em Minas, veja dicas para economizar
Diante do comportamento anormal da família, a guarnição inspecionou o veículo e encontrou a droga. Segundo a PRF, os ocupantes receberiam cerca de R$ 5 mil para transportar a maconha de Foz do Iguaçu (PR) para Vila Velha (ES).
No carro estavam um casal, três crianças filhas do casal e um amigo da família. Os maiores serão encaminhados à delegacia de Sabará. Já os menores vão para o Conselho Tutelar da cidade.
Levantamento
Segundo números publicados na edição desta segunda-feira do Estado de Minas, mais de 16,5 toneladas de maconha já foram apreendidas neste ano em Minas. Para efeito de comparação, em 2018 inteiro, a PRF tirou de circulação 14 toneladas da mesma droga.
A corporação atribui o aumento a uma série de ações, que, juntas, tem deixado o trabalho de fiscalização em busca de drogas mais efetivo. A intensificação do uso de cães farejadores, o investimento em especialização e qualificação dos policiais e a criação do chamado Grupo de Policiamento Tático (GPT) em diferentes delegacias da PRF no estado são exemplos que contribuem para o resultado.
Além disso, o uso mais intenso da inteligência ajuda bastante, na avaliação do inspetor Aristides Júnior, chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF em Minas. “Por sermos uma polícia federal, temos a facilidade de trocar informações com todas as nossas unidades do país. Aí entra nossa área de inteligência, que faz esse trabalho de intercâmbio não só entre a agentes da própria PRF nos estados, mas também com outras forças policiais”, afirma.
Levantamentos da PRF no estado indicam o destaque de duas rotas em relação à maconha e à cocaína. Normalmente, os entorpecentes passam pelo Triângulo Mineiro nos transportes de grandes quantidades.
Em volumes menores, há uma rota importante que usa ônibus de viagem entre o estado de São Paulo e o Nordeste do Brasil.
A maior apreensão de maconha do ano da PRF em Minas ocorreu em janeiro, na BR-365, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Na ocasião, um caminhão-tanque foi abordado no Km 413, e nele foram encontradas 6,5 toneladas da droga.
O motorista do veículo com placas de São Paulo disse que a droga saiu de Maringá (PR) e seria entregue em Montes Claros, Norte de Minas, onde também ocorreu a última grande apreensão.
Com informações de Guilherme Paranaiba
.