A tragédia da Vale em Brumadinho, a ajuda à Moçambique que sofreu com desastres naturais e o incêndio debelado em edifício na Praça Sete foram algumas das ações realizadas com êxito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O Dia Nacional do Bombeiro foi comemorado nesta terça-feira com solenidade na Cidade Administrativa com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II. Foram entregues 103 medalhas a bombeiros que se destacaram e autoridades, como o governador Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, e o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Missias de Morais.
Leia Mais
Bombeiros resgatam bicho-preguiça na BR-116Bombeiros evitam que homem se jogue de viaduto na Antônio Carlos; assista ao vídeoBombeiros resgatam homem que estava perdido em mata há dois diasMais 57 cidades de Minas vão ter unidades do Corpo de Bombeiros até 2026Hospitais universitários de Minas recebem verba do Ministério da SaúdeO efetivo em Minas é composto por 6 mil homens e mulheres. A corporação anunciou plano que prevê expansão do atendimento, com cobertura a 130 municípios até 2026. Uma unidade de bombeiros em cada cidade inicia-se com efetivo de pelo menos 16 homens. "Estamos abrindo oportunidades para que os municípios possam ter bombeiros municipais, fiscalizados e coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é fazer com que o primeiro socorro chegue ao cidadão em qualquer parte do estado de Minas Gerais", afirmou o comandante Edgar. De 2015 para 2019, a presença dos bombeiros militares saiu de 58 para 73 municípios, crescimento de 24% em quatro ano.
O governador, agraciado com a medalha e a comenda de Bombeiro Honorário, disse ser "uma grande honra receber as condecorações". "O Corpo de Bombeiros é uma instituição consolidada, que só tem dado orgulho a nós mineiros", disse. O governador ainda lembrou do parcelamento e atrasos no pagamento do salário e 13º. "Temos feito tudo que está ao nosso alcance. Não podemos fugir a nossa responsabilidade. É uma questão matemática", afirmou Romeu Zema.
.