Motoristas de aplicativos fazem uma carreata na tarde desta terça-feira para protestar contra as mudanças que podem ocorrer no Projeto de Lei 490/18, que pretende regulamentar a modalidade em Belo Horizonte. Os veículos passaram por ruas e avenidas do Centro da capital mineira, o que deixou o trânsito lento. Eles devem seguir para a Câmara Municipal.
Uber x táxis: conheça as novas regras que devem ser votadas
Nessa segunda-feira, a categoria também se manifestou. Motoristas fecharam parte da Avenida Afonso Pena no sentido Centro / Bairro Mangabeiras. O ato aconteceu na frente da sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A revolta dos motoristas de aplicativos é devido as alterações que foram incluídas no projeto original enviado pela administração municipal aos vereadores. Se aprovadas, elas podem mudar completamente a realidade desse tipo de transporte na cidade. A votação decisiva deve ocorrer ainda nesta quinzena.
Três alterações relacionadas à idade da frota, ao tipo de porta-malas e à potência dos motores estão incluídas no substitutivo apresentado pelo vereador Carlos Henrique (PMN), que deve puxar a fila na hora da votação no Legislativo.
Condutores de táxis acreditam que a aprovação de normas seria uma forma paliativa de tornar menos desleal a concorrência dos aplicativos. Já os motoristas que rodam a serviço de plataformas baseadas em smartphones alegam que, se aprovados os itens previstos no substitutivo, milhares de condutores terão que abandonar o serviço.