O projeto de construção da Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte, será novamente submetido a análise do Comando da Aeronáutica (COMAER), órgão ligado a Força Aérea Brasileira (FAB). Isso acontece devido a instalação da torre de 100 metros de altura que vai exigir uma alteração no plano de voos do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha.
Leia Mais
Torre da Catedral Cristo Rei vai alterar rota de voos para o Aeroporto da Pampulha Catedral Cristo Rei, em BH, é palco da sua primeira cerimônia de ordenação de um diácono Catedral Cristo Rei inaugura o seu primeiro presépioDom Walmor abençoa o primeiro presépio no interior da Catedral Cristo ReiSanta Dulce dos Pobres é abençoada por dom Walmor na Catedral Cristo Rei, em BHPor meio de nota, o COMAER afirmou que ainda não foi notificado oficialmente. Mas, que uma nova análise será realizada assim que for oficializado. “Ocorrendo a manifestação oficial do interesse público pelo Poder Municipal ou Estadual, o projeto deverá ser novamente submetido à análise do COMAER para o desenvolvimento de um Estudo Aeronáutico visando estabelecer medidas mitigadoras para classificar o prejuízo operacional e garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas no aeródromo”, explicou.
Construção da torre
Nessa segunda-feira, a secretária de Política Urbana, Maria Caldas, explicou que a torre tem altura superior ao limite da zona de proteção do aeroporto da Pampulha. “O limite ali seria de 70 metros. É o último projeto do Niemeyer, e a catedral obviamente será um elemento polarizador daquela região, não só pelo seu significado mas pelo simbolismo da arquitetura. A torre é um elemento fundamental do projeto de arquitetura e a reconhecemos como de interesse público permitindo que a Aeronáutica analise e implemente essa alteração no plano de segurança para que seja dado andamento à construção da catedral”, disse.
“Não atrapalha, mas modifica o plano de voo. (A torre) Vai se constituir como obstáculo. Caso seja necessário que o piloto venha a desviar de sua rota, ele fica no mapeamento consciente de que não poderá ir para aquele lado porque ali existe um obstáculo.