Uma barreira formada por pedras. Esta é uma das medidas tomadas pela Vale para minimizar eventuais impactos em caso de rompimento da Barragem B3/B4 da Mina Mar Azul, em São Sebastião das Águas Claras, conhecida popularmente como Macacos. No modelo de enrocamento, a estrutura será colocada a oito quilômetros a jusante da barragem, pouco antes da estrada que liga o distrito à sede de Nova Lima, na Grande BH.
Leia Mais
Vale faz sondagem em Macacos para obras de contenção em caso de rompimento de barragemPolícia prende golpista que se dizia morador de área de risco de barragem em MacacosAlunos de escola interditada em Macacos voltam às aulas nesta sexta-feiraMoeda distribuída pela Vale, a 'Bitmonkey', muda preços em MacacosMais famílias são realocadas de área de risco de barragem em Macacos Viajantes redescobrem distrito turístico em Minas 9 meses após temor com barragemMoradores de vilas perto de barragem voltam para casa em Nova LimaMoradores de Conceição do Mato Dentro participam de simulado de rompimento de barragemOs serviços de preparação para a instalação da barreira já foram iniciados. Em maio, a empresa realizou estudo de sondagem no distrito. Foram avaliados nove pontos ao longo de oito quilômetros de distância a partir da barragem, incluindo a entrada de Macacos.
O relatório começou a ser feito em 20 de maio. As obras devem durar aproximadamente um ano. “Por se tratar de uma obra emergencial, não há necessidade de licenciamento prévio. A Vale informou o início da obra à Fundação Estadual de Meio Ambiente em 29 de maio. Para realizá-la, a Vale está construindo um acesso na região de forma a evitar que os caminhões trafeguem dentro da vila de Macacos”, afirmou a empresa.
Barão de Cocais
A intervenção é semelhante à que está sendo feita em Barão de Cocais, na Região Central de Minas, devido aos riscos na Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco. Nessa área, um muro a seis quilômetros da barragem, que deve ter 35 metros de altura, 307 de comprimento e 10 de largura na parte superior. Segundo a mineradora, a estrutura será capaz de reter grande parte dos materiais que podem vazar do reservatório. O início dos serviços para a construção do muro começaram em maio.