A manhã deste sábado é de tempo frio em Belo Horizonte. A temperatura mínima ficou em 12°C, segundo divulgou a Defesa Civil Municipal, três graus a menos do que registrado na sexta-feira. Os mineiros devem preparar os casacos. A massa de ar polar que está atuando no Sul do Brasil começa a agir com mais intensidade neste domingo.
Os ventos fortes que atingiram a capital mineira nesta manhã, fizeram a sensação térmica ser ainda mais fria. Nas ruas da cidade, os moradores, mesmo agasalhados, procuraram o sol para tentar se esquentar.
Em Belo Horizonte, a expectativa é de temperaturas próximas dos 7°C na madrugada de segunda-feira, o que superaria a marca de 9,1°C, menor do ano da capital mineira, registrada em 5 de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar esperada é bastante intensa. No domingo, a mínima deve chegar a 10°C.
Devido ao frio, a Defesa Civil emitiu um alerta aos moradores. Segundo o órgão, a massa de ar frio vai provocar um declínio acentuado na temperatura.
Interior
O frio também vai atingir o interior de Minas. O recorde de frio em 2019 em Minas também foi registrado no dia 5 de junho, segundo o Inmet, na cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, com 1,6°C. A expectativa é que os termômetros superem esse patamar nas regiões serranas do Sul do estado.
A expectativa do Inmet é que essa massa de ar polar atue em Minas durante cinco dias a partir de domingo. Na segunda-feira existe a possibilidade de geadas e frio mais intenso no Sul e Triângulo.