O segundo dia de frio intenso em Minas Gerais trouxe um novo recorde para o estado. Depois de registrar -2,1°C na madrugada de domingo, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, voltou a esfriar para valer na madrugada desta segunda-feira, com -2,8°C. É a temperatura mais baixa registrada em Minas Gerais no ano de 2019.
Leia Mais
Frio bate recordes em Minas e em Belo Horizonte, com temperaturas mais baixas do anoMassa de ar polar perde força, mas frio deve continuar em Minas Gerais Polícia encontra idoso morto em praça de BH; causa pode ter sido o frioHomem recusa sexo e é esfaqueado pela companheira em Patos de Minas Acidentes fecham trechos da BR-381 e deixam feridos na Grande BHParalisação de motoristas de ônibus afeta transporte em Vespasiano Carnaval de BH tem prova de fogo em nova fase do projeto que limita espaços para eventosOnda de frio eleva risco de doenças como a gripe, que já matou nove pessoas em BHApesar de não bater o recorde, BH teve sensação térmica de -8°C na estação do Cercadinho, mesmo local onde foi registrada a mínima do dia. Inicialmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a informação de que a sensação térmica foi de -3°C, mas depois o órgão corrigiu o dado, ratificando que os ventos entre 6h e 7h da manhã geraram uma sensação de frio ainda mais intenso, de -8°C.
Ao longo do dia, Belo Horizonte deve alcançar uma temperatura máxima entre 20°C e 22°C. A partir de amanhã esses limites vão subir, segundo o Inmet. Na edição de hoje, o Estado de Minas mostrou que a queda da temperatura e da umidade relativa do ar favorecem doenças, como a gripe.
Frio em outras cidades
As temperaturas baixas se repetiram em cidades de diferentes regiões do estado nesta segunda-feira. Em São João Del-Rei, no Campo das Vertentes, a mínima foi de 4,7°C.
Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, que teve temperatura negativa no domingo, marcou 4,5°C na manhã de hoje, enquanto Campina Verde, na mesma região, teve 5,3°C. Viçosa, na Zona da Mata, teve mínima de 7,8°C, mesma temperatura de Juiz de Fora, também na Zona da Mata.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Inmet, a previsão aponta que gradualmente as temperaturas irão se elevar no estado, com a tendência da massa de ar polar se deslocar em direção ao oceano nos próximos dias. Pelo menos até quarta-feira ainda há previsão de geada no Sul de Minas. Em BH, as temperaturas continuam baixas no mesmo período, mas sem expectativa de superarem o recorde de ontem, de 5,7°C..