O Arraial de Belo Horizonte 2019, que terminou no último fim de semana, reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praça da Estação, Centro da capital, e conquistou a aprovação do público, segundo a pesquisa de satisfação realizada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).
O levantamento foi realizado por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte nos dias 29 e 30 e 6 e 7 de julho, finais de semana que receberam a festa no Centro da capital. Foram ouvidas 800 pessoas. “(...) de zero a dez, o evento ganhou nota 8,7. Os destaques ficaram por conta da decoração, que obteve 9,5; da Vila Gastronômica, com nota 9; da organização e shows, ambos com nota 8,7; da sensação de segurança, com nota 8,6 e, por fim, pela qualidade das comidas, com nota 8,8”, diz a Belotur.
Durante cinco dias (a festa no local começou em 28 de junho), o tablado montado na Praça da Estação recebeu apresentações de 40 grupos de quadrilha. No palco, se apresentaram ídolos do sertanejo e do forró como Naiara Azevedo, Luan Santana e o Falamansa.
Segundo os órgãos de segurança, durante o período foram registradas seis ocorrências, nenhuma grave, conforme a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
A quadrilha Pipoca Doce venceu o Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas, disputado no Arraial de Belo Horizonte 2019. O grupo terá oportunidade de representar Minas no Concurso Nacional de Quadrilhas em 2020. A quadrilha São Gererê, ficou empatada e saiu em segundo lugar por critérios de desempate. Elas recebem, respectivamente, R$ 14 mil e R$ 12 mil.