Jornal Estado de Minas

Casos de dengue começam a diminuir em Belo Horizonte

- Foto: PBH/Divulgação

O mês de junho apresentou queda nos casos confirmados de dengue em Belo Horizonte. É o que informa o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira. Dos 66.217 casos confirmados, 91% ocorreram entre março e maio. Em julho, já foram confirmados 97 casos.

Entre os 126.430 casos notificados – que contemplam os confirmados, descartados e em investigação –, 88,5% também foram registrados em março, abril e maio. Ainda existem 43.473 casos pendentes de resultados. Foram investigados e descartados 16.740 casos.

Dengue mata

Neste ano, já morreram 17 pessoas com dengue. De acordo com a pasta, 14 delas já tinham outras doenças que contribuíram para complicações. Foram nove mortes em abril, cinco em maio, duas em fevereiro e uma em março. 

- Foto: PBH/Divulgação

Regiões de BH

A região com maior índice da doença é o Barreiro, com mais de 14 mil casos confirmados, seguida da Região Nordeste, com mais de 9 mil.
Se somados os casos confirmados e suspeitos, a Região de Venda Nova tem o maior número, com mais de 16 mil. A Região Centro-Sul teve menos casos confirmados e suspeitos. 



Chikungunya

Em 2019, foram notificados 178 casos de chikungunya, em residentes de Belo Horizonte. Foram confirmados 52 casos, dentre os quais, 13 foram contraídos no município, 11 importados e 28 foram contraídos em locais com origem indefinida. Há 126 casos em investigação para a doença.                                                                                    

Zika

Em 2019, foram notificados 280 casos de zika em residentes de Belo Horizonte. Há um caso confirmado para a doença. 195 casos foram descartados e 84 permanecem em investigação.
 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
.