Durante 17 dias, moradores de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, viveram a apreensão com uma onça-pintada que apareceu em locais com grandes concentrações de pessoas. Ela foi capturada e solta em seu habitat natural. Dois meses depois, uma cidade vizinha também vive situação parecida. Desta vez, devido a um lobo-guará que tem se aventurado pela área urbana de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, que fica a aproximadamente 100 quilômetros de Juiz de Fora. Uma força-tarefa está em ação para capturá-lo.
Leia Mais
Pegadas, readaptação; veja como está a onça-pintada capturada em Juiz de ForaOnça-pintada de Juiz de Fora é capturada Onça-pintada mata galinhas e assusta aposentado em Juiz de ForaOnça-pintada que invadiu Jardim Botânico da UFJF será capturada Vídeo: onça-parda ameaçada de extinção 'passeia' em parque urbanoCobra de um metro é capturada em praça por Bombeiros em Montes ClarosApós 'passeio' de onça-parda e filhote em Uberaba, equipe traça plano para capturar animaisVídeo: cobra-cipó pega carona em carro por cerca de 1,5 kmVeterinário acusado por morte de cavalo será indenizado Onça que virou mascote de Juiz de Fora dá indícios de adaptação em bioma Homem é preso por maltratar cavalo no Bairro PlanaltoSagui é resgatado após cair de fiação elétrica em rua de Uberaba Saiba onde fazer a castração de cães e gatos de forma gratuita em BHSaiba como ajudar pitbulls resgatados em situação de abandono em SabaráDiante do aparecimento do animal, uma força-tarefa foi montada. Estão empenhados integrantes do Corpo de Bombeiros, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretaria municipal de meio ambiente, e da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (EAFB). “Temos todo material para captura de animais deste porte. Inclusive, em 2016 conseguimos capturar uma onça-parda no distrito de Senhora das Dores”, afirmou o tenente.
Segundo o militar, a suspeita é que o animal possa ter se separado de seu bando. “O lobo-guará é um animal de hábitos noturnos e andam geralmente em bandos. A gente acredita que ele tenha se afastado do bando, talvez devido aos grandes incêndios. Ele veio a se perder de sua prole e está perdido na região de Barbacena. A gente tem quase certeza que está à procura de alimentos, por isso vem rondando a área urbana da cidade. Ele se alimenta de frutas e de aves, então orientamos os moradores a verificar se está havendo o desaparecimento de galinhas, ou de pequenos animais”, comentou.
O tenente pede aos moradores que não agredida o animal e acione a corporação caso visualizem o lobo-guará. Vale ressaltar que matratar os animais é crime.
Onça em Juiz de Fora
Depois de 17 dias rondando por áreas de mata e também de grande concentração de pessoas de Juiz de Fora, a onça-pintada que causou alvoroço na cidade foi capturada em 13 de maio. Depois, foi solta em um local de mata atlântica.
A captura ocorreu durante a noite com o uso de uma armadilha do tipo caixa, em que o animal foi atraído pela presença de alimentos. Em seguida, veterinários da força-tarefa centralizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplicaram tranquilizante na onça e fizeram o manejo do animal, além de todos os exames e colocação de um rastreador para acompanhar a movimentação do animal.